Biologia, perguntado por mariamorenasarromore, 2 meses atrás

3. Devido à variedade de características das espécies, o filo dos Artrópodes foi divido em cinco classes distintas. A despeito dessas classes, que caracteristica todos os artrópodes apresentam em comum?* m (1 Ponto) Insira sua resposta​

Soluções para a tarefa

Respondido por ezgahb
0

Resposta: Exoesqueleto de química e crescimento não linear através de trocas chamadas de ecdise e apêndices articulados.

Explicação:

Respondido por emanoelchequetto
0

Resposta:

As características básicas dos artrópodes são a presença de um exoesqueleto quitinoso, apêndices articulados e órgãos sensoriais desenvolvidos. Ao estudar os artrópodes, costumamos separá-los em quatro grupos básicos: Quelicerados, Miriápodes, Crustáceos e Insetos. O exoesqueleto de todos os artrópodes é composto por quitina, mas nos crustáceos, além da quitina, há também fosfato e carbonato de cálcio, substâncias que conferem alta resistência à carapaça desses animais.

Vale a pena ler um pouco mais... Explicação:

Os artrópodes são animais invertebrados, não apresentando, portanto, crânio e coluna vertebral. Além de serem invertebrados, todos os artrópodes apresentam as características a seguir.

São triblásticos: apresentam três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme).

São celomados: apresentam celoma, uma cavidade corporal revestida por tecido derivado da mesoderme.

São protostômios: o blastóporo origina a boca.

Possuem simetria bilateral: o corpo desses animais pode ser dividido em duas metades iguais.

Apresentam corpo segmentado com apêndices articulados: os artrópodes possuem apêndices articulados, os quais estão presentes aos pares no corpo do animal. Esses apêndices são modificados para desempenhar diferentes funções, sendo observados apêndices que atuam, por exemplo, na locomoção, alimentação, defesa, percepção sensorial e reprodução.

Possuem exoesqueleto de quitina: o corpo desses animais é revestido por um esqueleto externo formado por quitina. O exoesqueleto desses animais funciona como ponto de fixação para músculos que promovem a movimentação dos apêndices e garante proteção contra perda excessiva de água e predadores. O exoesqueleto, apesar de toda a sua importância, limita o crescimento dos artrópodes. Para garantir seu crescimento, o artrópode deve trocar seu exoesqueleto e produzir um maior. Esse processo leva a um grande gasto de energia e deixa o animal vulnerável até o endurecimento completo do novo esqueleto externo.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes