3. Determine os valores de x, y e z de modo que exista a igualdade abaixo:
[X– 1 2y] = [ 2 –6]
[2z– 3 0 ] [7 0 ]
Determine
a) ( 6 5) ( 2 4)
( 1 0) ( 1 3)
b) (1)
( 3) ( 2 5 0)
( 6)
Soluções para a tarefa
Para que duas matrizes sejam iguais, devem ter a mesma ordem e os elementos de mesma posição nas duas matrizes devem ser iguais (ex.: a₁₁=b₁₁, a₄₂=b₄₂ etc).
Já para a multiplicação de matrizes, é necessário que o número de colunas da 1ª matriz (A) seja igual ao número de linhas da 2ª matriz (B). A matriz resultante dessa multiplicação terá o mesmo número de linhas de A e o mesmo número de colunas de B.
Cada elemento Mij da nova matriz (M) é dado pelo produto escalar entre o vetor formado pelos elementos da linha "i" de A e o vetor formado pelos elementos da coluna "j" de B.
3)
Podemos ver em que as duas matrizes são de mesma ordem (2), vamos então calcular os valores de "x" que torna o elemento "x-1" igual a 2, "y" que torna o elemento "2y" igual a -6 e "z" que torna o elemento "2z-3" igual a 7.
1)
Como podemos ver, para os dois itens (a) e (b), os critérios para multiplicação das matrizes é atendido.
Em (a), temos duas matrizes quadrada de ordem 2, logo o resultado da multiplicação será, também, uma matriz M quadrada de ordem 2.
Já em (b), temos uma matriz coluna 3x1 multiplicando uma matriz linha 1x3, portanto teremos como resultado uma matriz M quadrada de ordem 3.
a)
b)