3- Determine a medida do perímetro desta região triangular, representada no plano cartesiano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
13,12 unidades de comprimento
Explicação passo-a-passo:
1º Passo: Determinar a altura (h) do triângulo ABC. Repare, que pelo fato de o desenho estar em um papel quadriculado fica fácil de visualizar a altura(h) sendo um segmento de reta que parte do ponto A e toca o lado BC formando para com este lado um ângulo de 90º e que mede 4 unidades de comprimento.
2ºPasso: Determinar os dois triângulos retângulos, se você traçou o segmento de reta do 1ºPasso vai perceber que ele toca o lado BC em uma determinada posição, chamando essa posição de D. Agora, veja que 2 novos triângulos se formaram o triângulo ADB e o Triângulo ADC.
3º Passo: Calcular o lado AC a partir do triângulo ADC. Utilizando Pitágoras temos que a hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos quadrados dos catetos, em outras palavras: AC ² = CD² + DA², para determinar CD e DA basta contar os quadrinhos e chegamos em:
AC² = 3² + 4²
AC² = 9 + 16
AC =
AC = 5
OBS: Por ser um questão de geometria não é necessário levar em consideração a possibilidade de AC = -5 , pois não existem comprimentos negativos.
4ºPasso: Calcular o lado AB a partir do triângulo ADB. Utilizando Pitágoras temos que a hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos quadrados dos catetos, em outras palavras: AB ² = BD² + DA², para determinar BD e DA basta contar os quadrinhos e chegamos em:
AB² = 1²+4²
AB² = 17
AB =
OBS: Por ser um questão de geometria não é necessário levar em consideração a possibilidade de AB = - , pois não existem comprimentos negativos.
5º Passo: Somar os lados AB+AC+BC, o lado BC basta contar os quadradinhos:
BC = 4
AB =
AC = 5
OBS: A é um número irracional, porém fazendo uma aproximação temos que
Espero ter ajudado, se puder me ajudar também, deixando sua avaliação e/ou algum comentário sobre algo que acha que não ficou legal, também agradeço!! Tmj!!