3. Descreva o fator Rh positivo e negativo.
4. Diferencie aglutinógeno de aglutinina.
5. Identifique o genótipo de cada grupo sanguíneo.
6. Porque as pessoas não podem receber doação de qualquer tipo de sangue?
7. Identifique o tipo de sangue que é doador universal e o receptor universal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
3) O fator Rh é determinado geneticamente. É a ausência ou não de uma proteína. A diferença entre Rh positivo e negativo se dá pela presença ou não do antígeno D. No caso das pessoas que possuem Rh positivo, o antígeno D está presente na membrana plasmática dessas hemácias. E as pessoas com Rh negativo não possuem esse antígeno...
4) Aglutinogênio = antígeno.
Aglutinina = anticorpos.
5) Os seres humanos possuem quatro grupos sanguíneos: A, B, AB e O. O sistema ABO é definido pela presença ou ausência de carboidratos na membrana plasmática das hemácias.
As hemácias do Grupo A vão possuir aglutinogênio A; as hemácias do Grupo B, aglutinogênio B; as hemácias do Grupo AB, terão tanto o aglutinogênio A quanto o B e as hemácias do grupo O NÃO POSSUEM AGLUTINOGÊNIOS. Portanto, alguns grupos sanguíneos terão anticorpos diferente do seu próprio antígeno, exemplos: o grupo A possui anticorpos anti - B e o grupo B por sua vez, possui anticorpos anti - A. Já o grupo AB NÃO POSSUI ANTI-CORPOS, visto que, eles têm aglutinogênios A e B, então seria inviável possuir anticorpos contra seus próprios antígenos. E o grupo O possui anticorpos anti -A e anti - B.
6) Por questão de compatibilidade (como explicado na resposta anterior)
7) O doador universal é o grupo O (não possui antígenos, por isso, não estimula resposta imunológica) e o receptor universal é o grupo AB (não possui anticorpos).
Espero ter te ajudado :)