Português, perguntado por vinipeperaio1, 11 meses atrás

3)

Dentre os autores que marcaram a constituição da sociolinguística como área de pesquisa, William Labov é reconhecido como um grande expoente. Sua metodologia e seus interesses de pesquisa fundaram sobretudo as bases da chamada sociolinguística variacionista.


Acerca da importância desse autor para a área de estudo em questão, assinale a alternativa que contém uma asserção correta sobre Labov e seus estudos.


Alternativas:


a)

O autor é um dos mais reconhecidos representantes dos estudos acerca da variação linguística e suas correlações com traços sociais das comunidades de fala.


b)

Em seu livro Padrões sociolinguísticos, Labov parte da oposição entre competência e desempenho para estudar a variação linguística.


c)

Dentre os dados coletados por Labov para sua pesquisa, destacam-se os dados de língua escrita coletados a partir de revistas da época.


d)

A abordagem de Labov reafirma a dicotomia saussureana entre língua e fala, pois, para o autor, o foco da sociolinguística deve ser o sistema linguístico.


e)

Pouco do estabelecimento da sociolinguística se deve ao trabalho de Labov, uma vez que este autor pouco discutiu trabalhos anteriores aos seus.


4)

Tomemos a análise que Coelho et al. (2015, p. 45) fazem do trabalho de Pagotto (2001):




“O autor verificou como se dava a pronúncia de consoantes oclusivas alveolares diante de /i/ na fala de florianopolitanos, considerando três variantes: a não africada (como em [t]tia), a africada não palatal (como em [ts]ia e a africada palatal (como em [t¿]ia), sendo que as duas últimas variantes são consideradas “inovadoras” e a primeira é a mais antiga e é também considerada uma marca de identidade de Florianópolis.


Os resultados de Pagotto revelaram a seguinte distribuição, com relação à variante [t]: os falantes de 15 a 23 anos a realizaram em 42% das ocorrências, os falantes de 25 a 50 anos em 66% das ocorrências, e os falantes com mais de 50 anos em 69% dos dados”.


De acordo com o excerto acima, há um fator condicionante que parece relevante para a maior frequência da pronúncia de [t] na fala dos florianopolitanos. Assinale a alternativa que aponta esse fator.


Alternativas:


a)

Sexo/gênero dos falantes em Florianópolis.


b)

Migração tardia dos falantes para Florianópolis.


c)

Classe social dos falantes em Florianópolis.


d)

Idade dos falantes em Florianópolis.


e)

Recusa da forma não africada ([t]ia) em Florianópolis.


ADG1 Sociolinguistica

Soluções para a tarefa

Respondido por leandrolimamec
22

Resposta:

3-A   4- D

Explicação:

Respondido por alyhleittep5dqxk
2

Resposta:

3 A

4 D

Explicação:

Perguntas interessantes