3)
De acordo com o método de Lipman, pensar a partir de experiências concretas não quer dizer que a garantia e a possibilidade de construção do conhecimento está para sempre perdida e que o homem é sua própria medida, e o relativismo faz um recorte em que cada um estabeleça sua própria visão sobre as coisas. Daí em uma espécie de vale-tudo cultural é impossível o ensinar e o aprender, pois em um mundo de possibilidades, o absurdo e a barbárie também são possíveis. O acordo coletivo é indispensável para a construção do conhecimento, pois a própria palavra é em si atravessada pelo sua função inicial que é social.
Em uma perspectiva interacionista, pode-se dizer que a função mental da palavra só pode ser explicada por um sistema que vai além do indivíduo. A primeira função da palavra é a função social. Assim, devemos considerar como ela é usada e funciona no comportamento social. A realidade do psiquismo é a realidade do signo, mas os signos só podem emergir no terreno interindividual, no processo de interação social. A questão da (inter)subjetividade implica em se considerar que a constituição do sujeito se realiza num jogo de reflexividade comunicativa, em que as pessoas penetram na tessitura da comunicação humana e mergulham na trama das trocas verbais, ocorrendo o despertar da consciência e o início de suas operações mentais.
Sobre a participação social dos alunos na construção do conhecimento de acordo com a Comunidade de investigação de Lipman e sua relação com as teorias interacionistas
Sobre a participação social dos alunos na construção do conhecimento de acordo com a Comunidade de investigação de Lipman e sua relação com as teorias interacionistas, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA
c)
Há a criação de um espaço e tempo de diálogo onde as crianças são motivadas a falar e a ouvirem-se umas às outras, ocorrendo uma promoção do pensamento.
4)
De acordo com Lipman, o início da mudança a ser empreendida na educação seria realizar uma revisão radical no currículo. Onde o texto didático tradicional teria de dar lugar a materiais mais agradáveis, onde cada disciplina teria de ser apresentada aos alunos como algo "a ser descoberto e a ser apropriado por eles mesmos, e não como algo estranho e intimidador"; as habilidades cognitivas inerentes a cada matéria teriam de ser "explícitas e cultivadas em cada uma delas"; e a sala de aula "teria de se devotar ao raciocínio, à investigação, à autoavaliação", convertendo-se numa comunidade de investigação.
LIPMAN, Mathew. A filosofia vai à escola. 2ª ed. Summus, São Paulo, 1990.
A partir do contexto apresentado, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O sistema educacional atual é um dos principais responsáveis pelas "graves circunstâncias" do nosso mundo e pela "irracionalidade" da humanidade.
PORQUE
II. Falha em questões cruciais como na relação que estabelece entre professor e aluno, na metodologia que emprega, na ênfase que dá aos conteúdos, entre outras.
A partir desse contexto, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
3 a resposta é letra c Ha criação de um espaço e tempo de dialogo .......
4 letra A
Avaliação 1
1 c 2 a 3 c 4 a corrigido pelo Ava 15/11/ 20
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
3-C
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Administração,
7 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás