História, perguntado por davidneves546, 7 meses atrás

3) De acordo com a teoria que estudamos sobre a formação do petróleo, qual dos elementos
abaixo não é utilizado pela natureza para a produção de petróleo?
a) Água sulfurosa;
b) Ausência de oxigênio;
c) Elevadas pressões;
d) Material fóssil;
e) Sedimentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por sasque
0

Resposta:

O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e estudos complexos. Esses estudos começam selecionando as bacias sedimentares onde há maior pro-babilidade de se encontrar petróleo. Para isso, reúnem-se geólogos, geofísicos e paleontólogos, entre outros especialistas. Isso tudo define se existem, na área estudada, estruturas geológicas favoráveis à concentração de petróleo.

Existindo, são feitos furos de sonda, chamados poços exploratórios, pois só eles confirmarão ou não a existência do petróleo. Numa fase ante-rior, quando ainda pouco se sabe sobre a geologia de uma região, pode ser feito um poço estratigráfico, com a finalidade apenas de conhecer a sequência de rochas da área. Nos poços exploratórios, alguns intervalos podem não ser amostrados, por já se saber que não têm interesse para a pesquisa. Encontrado o petróleo, fazem-se outros poços nas redondezas, para definir os limites da jazida e avaliar o volume das reservas.

Cerca de 30% dos poços exploratórios e 80% dos poços de desenvolvimento encontram petróleo. Na execução de furos de sonda para petróleo, usa-se o método de sondagem chamado rotary. Como em toda sondagem de superfície, os poços são, sempre que possível, verticais, mas, se necessário, podem ser inclinados. Furos de uma mesma área têm seus perfis comparados, o que permite ter uma visão tridimensional da sequência de rochas da área.

Mas, se mesmo havendo a lama isso ocorrer, dispositivos chamados blowout preventers, instalados na boca do poço, impedem que eles jorrem para fora do poço. Poços perfurados na plataforma continental, como são a maioria dos poços da Petrobras, usam plataformas de perfuração apoiadas no fundo do mar, com colunas de até 300 m de altura. Concluída a perfuração, o poço deve ser completado. Ele recebe um revestimento de cimento em toda a sua extensão, par evitar que fluidos saiam das rochas quando for removida a lama de sondagem.

Depois, na profundidade correspondente ao hori-zonte portador de óleo o revestimento é rompido com explosivos, de modo que o pe-tróleo possa sair da rocha para dentro do poço.

Extração

O sistema de extração do petróleo utiliza os poços exploratórios, feitos na fase de pesquisa e os poços de desenvolvimento, feitos após a descoberta do óleo e visando à produção. Mesmo assim, quase 50% do petróleo existente na jazida ficam retidos no fundo dela, não sendo possível sua total extração. O uso da pressão do gás para empurrar o petróleo exige que os poços sejam perfurados no local adequado, pois se forem feitos na parte mais alta da jazida, o gás sairá sem empurrar o óleo.

Transporte

Do poço, o petróleo é transportado para uma refinaria ou para outro local, como um porto, onde será embarcado.

O refino  

O petróleo bruto, tal como sai do poço, não tem aplicação direta. Para utilizá-lo, é preciso fracioná-lo em seus diversos componentes, processo que é chamado de refino ou destilação fracionada. Para isso, aproveitam-se os diferentes pontos de ebulição das substâncias que o compõem, separando-as para que sejam convertidas em produtos finais. O processo começa pela dessalinização do petróleo bruto, ou seja, a eliminação dos sais minerais.

Desta coluna, surgem as frações ou extrações laterais, que ainda terão de ser transformadas para obter os produtos finais desejados.

O petróleo é o principal responsável pela geração de energia elétrica em diversos países do mundo. ... A geração de energia elétrica a partir de derivados de petróleo ocorre por meio da queima desses combustíveis em caldeiras, turbinas e motores de combustão interna.


davidcarvalho2532: e pra responder só a,b,c,D,e
davidcarvalho2532: qual dessas tá certo
Perguntas interessantes