3) Considerando a esclerose múltipla, uma patologia que acomete o sistema nervoso central, preencha as lacunas da sentença a seguir. Na esclerose múltipla, ocorre a destruição da (o) ________________ por mecanismos ainda não completamente esclarecidos, causando vários distúrbios neurológicos. Os restos dessa estrutura destruída são removidos por células gliais denominadas (os) ___________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da sentença. Alternativas: a) bainha de mielina; micróglias. b) bainha de mielina; células de Shwann. c) bainha de mielina; oligodendrócitos. d) barreira hematoencefálica; células ependimárias. e) barreira hematoencefálica; astrócitos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa correta corresponde a letra C, pois com a destruição da bainha de mielina os impulsos nervosos perdem sua efetividade e as vezes esses vão até para outras regiões, causando a sintomatologia clínica da esclerose múltipla, o que é muito danoso para o paciente.
Os oligodendrócitos são de grande importância na fisiopatologia dessa doença, pois com sua ausência ocorre que a bainha de mielina não seja refeita ou feita em regiões onde ela precise estar presente, causando assim a esclerose múltipla.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás