História, perguntado por sakurafds70, 10 meses atrás

3. Conforme o historiador grego Tucídides, o estratego Péricles (499-429 a.C.) caracterizou o re-gime democrático do seguinte modo: "Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas institui-ções de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de mo-delo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências priva- das; quando se trata de escolher (se é preciso distin-guir em qualquer setor), não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê-lo pela obscuridade de sua condição" (TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Trad. Mário da Gama Kury. Brasília: Edito-ra Universidade de Brasília, 2001, p.109). Apesar dos traços apresentados, o regime democrático da Atenas clássica não englobava todas as pessoas que ali viviam.

Assinale a alternativa que indica corretamente grupos excluídos da democracia na antiga Polis:
a) As mulheres e os escravos, porque somente os homens livres podiam participar da Assembleia do Povo.
b) Os militares e as crianças, pois como eram sujeitos a ordens superiores, não poderiam respeitar a igualdade democrática.
c) A aristocracia e os estrangeiros, porque enquanto os primeiros queriam os direitos somente para eles mesmos, os povos não gregos queriam aproveitar- se do conceito de igualdade para governar também.
d) Os magos e sacerdotes, pois estes defendiam que somente os deuses poderiam governar e não aceitavam a corrupção típica do âmbito político.​

Soluções para a tarefa

Respondido por mi06032005
2

Resposta:

A

Explicação:

Anexos:
Perguntas interessantes