Pedagogia, perguntado por jhordanamichaelly, 8 meses atrás

3)Conforme citado na Lei nª 10.172, de 09 de janeiro de 2001, no item 8 – Educação Especial e sub item 8.1 – Diagnóstico, a Constituição Federal estabelece o direito de as pessoas com necessidades especiais receberem educação preferencialmente na rede regular de ensino (art. 208, III). A Lei (10.172, 2001) ainda cita que, a diretriz atual é a da plena integração dessas pessoas em todas as áreas da sociedade. Trata-se, portanto, de duas questões - o direito à educação, comum a todas as pessoas, e o direito de receber essa educação sempre que possível junto com as demais pessoas nas escolas "regulares". No entanto,a legislação é sábia em determinar preferência para essa modalidade de atendimento educacional, ressalvando os casos de excepcionalidade em que as necessidades do educando exigem outras formas de atendimento. As políticas recentes do setor têm indicado três situações possíveis para a organização do atendimento: participação nas classes comuns, de recursos, sala especial e escola especial. Todas as possibilidades têm por objetivo a oferta de educação de qualidade. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Dos 5.507 Municípios brasileiros, 59,1% não ofereciam educação especial em 1998. Apesar do crescimento das matrículas, o déficit é muito grande e constitui um desafio imenso para os sistemas de ensino,

PORQUE

II. Falta a realização de diversas ações para reverter esse quadro, entre elas, destacam-se a sensibilização dos demais alunos e da comunidade em geral para a integração, as adaptações curriculares, a qualificação dos professores para o atendimento nas escolas regulares e a especialização dos professores para o atendimento nas novas escolas especiais, produção de livros e materiais pedagógicos adequados para as diferentes necessidades, adaptação das escolas para que os alunos especiais possam nelas transitar, oferta de transporte escolar adaptado, etc.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)As asserções I e II são proposições falsas.

CORRIGIDO PELO AVA
RESPOSTA CORRETA: A-As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Soluções para a tarefa

Respondido por ronisemaria
14

Resposta:

RESPOSTA CORRETA a: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Explicação:

Respondido por BrenoSousaOliveira
1

De acordo com os dados sobre legislação, podemos afirmar que a alternativa correta da questão é a letra A.

Legislação

A legislação é o código de leis de conduta que existe para nortear como a sociedade deve andar, ou seja, é esse código de leis que fará com que a sociedade ande de forma justa e igualitária.

I- Correto, apesar do crescimento de matrículas escolares, em vários municípios brasileiros não havia o oferecimento de educação especial até 1998.

II- Correto, essa alternativa é a justificação da primeira, pois ela fala exatamente sobre a a ausência de integração na educação.

Para saber mais sobre a legislação, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/15622649

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes