3 - compare o segundo parágrafo do texto com o panfleto que se segue, publicado em 1854, na mesma cidade - rio de janeiro:
Soluções para a tarefa
Resposta:Quem perdia um escravo por fuga dava algum dinheiro a quem lhe levasse. Punha anúncios nas folhas públicas, com os sinais do fugido, o nome, a roupa, o defeito físico, se o tinha, o bairro por onde andava e a quantia da gratificação. Quando não vinha a quantia, vinha promessa: "gratificar-se-á generosamente", ou "receberá uma boa gratificação". Muita vez o anúncio trazia em cima ou ao lado uma vinheta, figura de preto, descalço, correndo, vara ao ombro, e na ponta uma trouxa. Protestava-se com todo o rigor da lei contra quem o acoitasse.
Explicação: bônus para a resposta de cima aí
Resposta: O segundo parágrafo do texto descreve como era a publicação em jornais de anúncios que davam recompensa para os escravos que fugissem de seus senhores e o panfleto mostra como eram estes anúncios.
Nestas publicações todas as características físicas dos escravizados eram identificadas e no final do anúncio havia uma recompensa para quem conseguisse fazer a captura.
Breve explicação: A fuga dos escravizados era uma das formas mais comuns de sua resistência. Quando fugiam muitos iam para os quilombos. O ofício para procurar e encontrar os escravizados era feito pelo capitão-do-mato. Geralmente, alguns homens desempenhavam esta função pela pobreza, falta de oportunidades de trabalho, baixo rendimento e a falta de aptidão para outros ofícios.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/4702030