3- Como são chamados os hormônios femininos que atuam nessa transição
4- Como se chama o hormônio masculino em que atua nessa transição?
5- Quais alterações com essas mudanças são causadas nas meninas?
6- Quais alterações com essas mudanças são causadas nos meninos?
matéria ciências !!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
3 - Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos principalmente pelos ovários durante a vida reprodutiva. Além disso, o hormônio folículo-estimulante (FSH, sigla em inglês) é produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro.
4- Na puberdade masculina, os hormônios produzidos pela hipófise estimulam os testículos, as glândulas do sistema genital masculino, a produzir hormônios sexuais, principalmente a testosterona.
5- O desenvolvimento das mamas (seios);
A cintura fica mais fina;
O quadril se desenvolve;
Começam aparecer pelos, principalmente embaixo das axilas e na região pubiana (da vagina);
Ocorre a primeira menstruação, chamada de "menarca", costuma acontecer entre os 10 a 12 anos de idade, lembrando pode ocorrer antes ou depois dessa idade;
A vagina fica com a parede mais espessa;
O útero aumenta de tamanho;
Aumenta a irrigação sanguínea do clitóris;
A voz também muda ficando um pouco mais fina;
O crescimento em altura acelera;
6- Todos os órgãos internos se desenvolvem e apresentam um aumento de capacidade física, notadamente cardiovascular e pulmonar. O crescimento da laringe é que provoca a tão temida variação de voz. Desafinar é comum e também passageiro, com duração média de seis meses, mas nem por isso isenta de brincadeiras por parte de amigos e familiares.
Outra situação que leva à angústia e gozações, que não acontece com todos os adolescentes, mas com mais da metade deles, é o aumento do tecido mamário. Conhecido como ginecomastia puberal, tende a regredir espontaneamente em até 2 anos.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Em decorrência do aumento de oleosidade da pele e dependendo da herança familiar, a acne pode aparecer em maior ou menor intensidade, merecendo tratamento individualizado. Mesmo sabendo que é só por uma fase, a acne tem um impacto negativo importante na autoimagem dos jovens.
Mas e o crescimento? O estirão do crescimento masculino é mais tardio do que o feminino, mas é mais intenso. Inicia-se pelas extremidades, pés e mãos, depois braços e pernas e finalmente o tronco. A velocidade de crescimento se acentua na metade da puberdade, atingindo um ganho de até 20 a 24 centímetros em dois anos. O gasto energético para isso é tão grande que com muita frequência os jovens parecem magros demais. E desengonçados. Sem saber exatamente as proporções do seu corpo é comum que trombem entre si e com objetos. Nesta fase é preciso atenção especial para a coluna, que pode apresentar desvios causados pela velocidade e intensidade do crescimento.
A primeira ejaculação ocorre quando os jovens já estão com o corpo bastante modificado, em pleno pico de crescimento. Na maioria das vezes acontece durante o sono, a chamada polução noturna e, assim como o início da puberdade, também não é muito marcante para os homens - pergunte a um irmão, amigo ou marido com que idade ejaculou pela primeira vez. Provavelmente a resposta será: "não sei".
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
A puberdade masculina exige tantos cuidados quanto a feminina. As dúvidas, inseguranças, angústias podem aparecer a qualquer momento. Com o conhecimento das suas características normais, os pais podem apoiar e tranquilizar seus filhos, ajudando-os a manterem seus corpos saudáveis e sua autoestima elevadas.