Geografia, perguntado por LuyanGesiel, 7 meses atrás

3- Como podemos associar o domínio no ranking de poluição atmosférica pelos
países evidenciados com o consumo da população dos mesmos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por romildo888
1

Resposta:

Ranking de poluição

Por Instituto Humanitas - Unisinos

ONG's listam os dez locais mais poluídos do mundo

Moradores intoxicados com metais pesados, meio ambiente poluído por hidrocarbonetos, substâncias tóxicas ou radioativas: o ranking publicado na terça-feira (5) pela filial suíça da Green Cross e pelo Blacksmith Institute, duas ONGs – a primeira delas foi criada por Mikhail Gorbachev – não tem nada a ver com os "Top 10" das revistas de turismo. Bem pelo contrário, ele "destaca" os dez pontos do planeta onde o impacto da poluição industrial sobre a saúde é maior.

A reportagem é de Gilles van Kote, Jean-Michel Caroit e Marie Jégo, originalmente publicada no jornal Le Monde, e reproduzida pelo portal Uol, 06-11-2013.

Três desses lugares ficam na África, três no Leste Europeu e três na Ásia, e um representante argentino completa a lista. A Rússia e a Indonésia são mencionadas duas vezes, ao passo que a China não marca presença. Quatro locais já constavam no ranking anterior, feito em 2007: Dzerjinsk e Norilsk, na Rússia; Chernobyl, na Ucrânia; e Kabwe, na Tanzânia.

O primeiro foi um grande centro de produção de armas químicas na época soviética. Trezentas mil toneladas de resíduos tóxicos teriam sido colocadas ali entre 1930 e 1998, em instalações muitas vezes mal identificadas. A expectativa de vida nessa cidade de 250 mil habitantes, por muito tempo proibida aos estrangeiros, era de 42 anos para os homens e de 47 anos para as mulheres em 2006, ou seja, vinte anos a menos que a média nacional, segundo um estudo citado pelo relatório. "A água dos lençóis freáticos é imprópria para o consumo", afirma Dmitri Levachov, da associação ambiental Eco Dzerjinsk.

Norilsk, um antigo gulag, é um dos maiores centros de produção de níquel do mundo. A floresta desapareceu em um raio de trinta quilômetros em torno da cidade. Em Kabwe, onde o chumbo foi explorado e derretido durante quase um século sem precauções especiais, foram detectadas concentrações do metal no sangue de crianças que chegavam a até quarenta vezes o limite recomendado.

Embora o acidente nuclear de 1986 tenha garantido a Chernobyl um lugar nessa lista, Fukushima escapou... por enquanto. "A dimensão dessa catástrofe ainda não foi totalmente apreendida", acredita Stephan Robinson, da Green Cross Switzerland. "Seus efeitos sobre a saúde humana só serão visíveis daqui a alguns anos. E, diferentemente de Chernobyl, a população pôde ser evacuada."


LuyanGesiel: n tem como resumir ?
Perguntas interessantes