3. Como ocorreu a independência do Brasil em relação ao reconhecimento de Portugal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
- "Independência ou morte!" - Com esta frase de efeito, dizem que Dom Pedro I bradou em cima de seu cavalo, as margens do rio Ipiranga em São Paulo no dia 7 de setembro de 1822. A pintura que está exposta no museu do Ipiranga, retrata bem esse momento célebre na história do Brasil.
Alguns historiadores colocaram em dúvida se realmente a independência de nosso país foi dada assim em um momento tão emocionante. Dizem que tudo foi uma conspiração e pressão que Dom Pedro não teve outra condição senão ficar no país a voltar para Portugal e morrer nas mãos do povo.
O que a história que todos conhecemos até hoje, é que Dom Pedro estava sim pressionado mas queria ficar no país e tinha o sonho de ver nossas terras que ele aprendeu a amar, totalmente livre de Portugal. Vamos para os detalhes dessa história surpreendente que sendo verídica ou não faz parte da história do nosso Brasil.
Brasil colonial compreende o período de 1500 com a chegada do Português até 1815, quando o Brasil foi elevado a um reino. Caracterizou-se pelo desenvolvimento da produção de açúcar e ouro, trabalho escravo e conflitos com os franceses e holandeses. Em 1494, os dois reinos da Península Ibérica (Portugal e Espanha) dividiram o Novo Mundo entre eles no Tratado de Tordesilhas.Em 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral desembarcou no que hoje é o Brasil e reivindicou-o em nome do rei D. Manuel I de Portugal. Os portugueses identificaram o pau-brasil como um valioso corante vermelho e um produto explorável e tentaram forçar grupos indígenas no Brasil a cortar as árvores, mas inicialmente deram pouca atenção à área. Com o tempo, os portugueses perceberam que alguns países europeus, especialmente a França, também estavam enviando excursões ao Brasil para extrair pau-brasil, e a coroa portuguesa decidiu enviar grandes missões para tomar posse da terra, estabelecendo capitanias hereditárias, que eram em grande parte um fracasso. A partir do século XVI, a produção de cana-de-açúcar tornou-se a base da economia e da sociedade brasileiras, com o uso de escravos em grandes plantações para produzir açúcar para exportação para a Europa. Durante a maior parte do período colonial, os colonos portugueses enfrentaram conflitos com os franceses e os holandeses pelo controle do território. A descoberta de ouro no início do século 18 deu início a uma corrida do ouro, trazendo muitos novos colonos europeus.
Explicação: