3-como é feito o tratamento das sequelas do câncer infantil pela fisioterapia
Soluções para a tarefa
Explicação:
Devido ao avanço das técnicas da fisioterapia oncológica, o paciente tem apresentado uma grande melhora na qualidade de vida durante o tratamento. Percebe-se, cada vez mais, a contribuição do fisioterapeuta na reabilitação, nos cuidados paliativos, na manutenção das funções e consequentemente na melhora das atividades de vida diária e qualidade de vida.
Vê-se que paralelamente a evolução do tratamento médico tornou-se muito importante a abordagem multidisciplinar do paciente. Não se preocupando somente com a recuperação do câncer, mas também com a reabilitação global, nos aspectos social, psicológico, físico e profissional.
Por apresentar um conjunto de possibilidades terapêuticas suscetíveis de intervir desde a recuperação funcional até os cuidados paliativos o fisioterapeuta se tornou um profissional imprescindível dentro da equipe de tratamento do paciente com câncer.
Resposta:
RESPOSTA CORRETA:
FISIOTERAPIA ONCOLÓLICA
Explicação:
Esse recurso pode ser utilizado em todos os casos, como nos de câncer de mama, tumores de cabeça e pescoço, além dos relacionados ao sistema músculoesquelético. A fisioterapia, quando iniciada precocemente, desempenha um importante papel na busca da prevenção das complicações advindas do tratamento do câncer, favorecendo o retorno às atividades de vida diária, e melhor qualidade de vida. Muitas vezes, a fisioterapia começa no período pré-operatório.
O tratamento fisioterapêutico também é importante durante as fases de quimioterapia e radioterapia e também, nos cuidados paliativos.