3. Comente sobre a habilidade e genialidade de Ramanujan. Você acha que sua crença era verdadeira? Ou existiria outra explicação mais lógica para que um camponês, sem estudos, pudesse chegar a todas aquelas deduções?
Soluções para a tarefa
Acredito que é possível seguir a intuição e lapidar uma habilidade - em qualquer área que seja - através do aprendizado e treino.
Ramanujan tinha uma habilidade muito importante que é uma intuição muito afinada para o seu contexto de matemático.
Mas embora tenha tal intuição, precisou mudar de país e lutar para conquistar seu espaço e ser reconhecido pelas suas deduções matemáticas.
A lição que fica é que precisamos correr atrás do aprendizado que necessitamos e das pessoas que podem nos ensinar a lapidar a intuição e transformá-la em conhecimento real.
Resposta: Ramanujan foi um gênio pouco compreendido, pois seus cálculos e formulas eram avançadas ate mesmo para sua época(meados de 1900). Algumas de suas formulas ainda não foram sequer decifradas.
A crença de Ramanujan era o Hinduísmo, e o mesmo sendo religioso, acreditava que a deusa hindu Namagiri transmitia as formulas para ele em sonhos e visões. Não cabe a nós afirmar ou determinar a veracidade da crença de alguém, por conta da subjetividade.
Ramanujan tinha sim estudos. era matemático sem formação antes mesmo de estudar no Trinity College.
Em sua biografia foi citado:
''Em 1904, Ramanujan se formou no ensino médio, onde recebeu um prêmio de matemática pelo diretor da escola, Krishnaswami Iyer. Pelo alto desempenho escolar, Ramanujan ganhou uma bolsa de estudos para o Government Arts College, em Kumbakonam, que não focava apenas em matemática. Obrigado a devotar tempo para outras disciplinas e falhando em todas elas, acabou perdendo a bolsa. Em agosto de 1905, Ramanujan saiu de casa, indo primeiro para Visakhapatnam, onde ficou em Rajahmundry. Matriculou-se então no Pachaiyappa's College, em Madras, com notas altas em matemáticas, mas baixas em inglês, literatura, sânscrito e fisiologia. Foi reprovado no exame de admissão da Royal Society of Arts em dezembro de 1906 e no ano seguinte. Sem um diploma universitário, largou os estudos formais, buscando uma área de pesquisa independente em matemática, vivendo na extrema pobreza e constantemente passando fome.''
Acredito que suas deduções eram derivadas de sua intuição, conhecimento profundo da matemática e genialidade.
Explicação passo a passo: