Sociologia, perguntado por gehlinda, 11 meses atrás

3- Com base no que você aprendeu sobre outsiders, pense e/ou pesquise outros gêneros musicais, artistas, obras de arte, empresas, ideias etc., que não correspondem aos padrões estabelecidos, porém vêm tendo destaque na sociedade. Quais deles você acredita ter potencial para sair do status de outsider para o de estabelecido? Por quê? Será que suas propostas têm condições de se mesclarem a padrões vigentes ou são tão impactantes que podem até romper paradigmas e determinar novos padrões? Considere também que há a possibilidade de sua força não ser suficientemente grande para tirá-los da condição de outsiders. De qualquer forma, não é estranho sua presença em um lugar que foi naturalizado para não ser o seu? O que desperta interesse por eles e por que esse interesse se mantêm aceso, se muitos questionam a qualidade de suas produções e sua própria capacidade? Afinal, a qualidade do trabalho que fazem está tão abaixo da média da qualidade de outras produções? Quem determina a qualidade, as empresas, os artistas, a mídia ou o povo?) Qual a contribuição deles, enquanto, outsiders, na transformação da cultura e da sociedade? Reflita sobre as questões acima, acrescentando sua percepção sobre o discurso naturalizado de que existe uma cultura para as massas e outra erudita, para aqueles que possuem um refinamento que os credencia à apreciação das artes clássicas, por exemplo. Registe suas considerações em um texto dissertativo em seu caderno.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
56

 Segundo Nobert Elias, o ideal de civilização na reflexão dos "estabelecidos" ou "outsiders" se dava através de uma noção expressa em uma cadeia de mudança  nos padrões sociais da sociedade.

Além disso, ele dialoga sobre um processo de longa duração, que pode ser entendido como "civilizador" que caminha rumo a uma direção específica.

Por fim, para o autor, a civilização caminha de forma linear e evolutiva, mas de modo contínuo, com impulsos e contra-impulsos na evolução ou atraso da mesma. 

Perguntas interessantes