3) Com base no contexto da Revolta Sabinada, responda as seguintes
a) Apresente uma insatisfação política das classes médias urbanas em relação ao governo regencial
b)qual solicitação do governo imperial desagradou os militares brasileiros
me ajudem pfv!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sabinada foi uma revolta autonomista de caráter separatista transitório, tendo ocorrido de 6 de novembro de 1837 a 16 de março de 1838. Ocorreu na Província da Bahia à época do Brasil Imperial, seus líderes foram o médico e jornalista Francisco Sabino e o advogado João Carneiro da Silva.
Local: Bahia
Data: 6 de nov. de 1837 – 16 de mar. de 1838
Logo após a abdicação de d. Pedro I, em 1831, e a impossibilidade de seu filho herdeiro, Pedro de Alcântara, assumir o trono brasileiro porque tinha apenas cinco anos de idade, o Brasil foi governado por regentes. Era o Período Regencial. Nesse momento, o Poder Moderador (que era exclusivo do imperador) foi suspenso, e, em 1834, foi decretado o Ato Adicional, que, entre outras medidas, concedia relativa autonomia às províncias por parte do governo central, porém os governantes provinciais eram nomeados pelos regentes.
Por causa disso, vários grupos provincianos revoltaram-se contra as escolhas dos novos governantes. Desde o início do reinado de d. Pedro I que as relações entre o governo central e as demais províncias deterioravam-se. O autoritarismo do primeiro monarca causou revoltas em várias regiões do Brasil, principalmente no Norte.
Os ideais republicanos ganharam a simpatia de muitos líderes provinciais. As antigas colônias espanholas bem como os Estados Unidos, logo após a sua independência, tornaram-se repúblicas. Apenas o Brasil independente tornou-se um império na América. A república permitia às províncias maior autonomia, isto é, relativa liberdade para administrar-se. O projeto imperial brasileiro pretendia manter a unidade territorial a todo custo, impedindo que a antiga colônia portuguesa, tal qual ocorreu com as antigas colônias espanholas, esfacelasse-se em várias repúblicas na América do Sul.