3. Cientistas acreditam que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado devido, principalmente, à sua liberação durante a queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono é um dos componentes da atmosfera que retém a radiação infravermelha na superfície da Terra, e o aumento na sua concentração contribui para o aquecimento global. Uma das medidas propostas para combater este problema é o consumo de biocombustíveis no lugar de combustíveis fósseis. A citada medida se justifica porque o consumo de biocombustíveis *
5 pontos
é energeticamente menos eficiente que o consumo de combustíveis fósseis.
libera menos dióxido de carbono na atmosfera que o consumo de combustíveis fósseis.
não provoca o esgotamento de um recurso não renovável, como acontece com o consumo de combustíveis fósseis.
não aumenta a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, como acontece com o consumo de combustíveis fósseis
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra E.
Explicação: Os biocombustíveis liberam a mesma concentração de gás carbônico que combustíveis fósseis. A diferença é que, ao contrário dos fósseis, os biocombustíveis mantém um equilíbrio na concentração, visto que durante a queima apenas estão devolvendo para a atmosfera o CO2 utilizado na fotossíntese. Combustíveis oriundos de carvão, petróleo e similares liberam quantias extras, alterando a dinâmica normal do planeta.
O consumo de biocombustíveis libera menos dióxido de carbono na atmosfera que o consumo de combustíveis fósseis, sendo uma grande vantagem.
Dessa forma, uma das maneiras de combater o aquecimento global gerado pelo efeito estufa (que por sua vez, é causado pela emissão de gases poluentes como o dióxido de carbono), é investir pesadamente na produção de biocombustíveis a partir do milho e da cana-de-açúcar.
Além disso, uma outra vantagem, é que os biocombustíveis são renováveis, diferentemente dos combustíveis fósseis (como o petróleo).