Geografia, perguntado por milena031, 1 ano atrás

3. (Cesgranrio) Ao final da Segunda Guerra Mundial, a ruptura do acordo que unira os aliados vitoriosos gerou um ordenamento político internacional baseado na bipolaridade. Nesse contexto, crises políticas e tensões sociais desencadearam um processo de construção do socialismo em diversos países. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a construção do socialismo no mundo do pós-guerra:

a) Na Iugoslávia (1944-45), o regime comunista implantado pelo Marechal Tito submeteu-se à hegemonia política e econômica soviética, o que acarretou sua expulsão do movimento dos países não alinhados.

b) Na Tchecoslováquia (1946), o socialismo reformista, baseado na descentralização e liberalização do sistema frente ao modelo stalinista, retomado na política de Brejnev, foi interrompido pela repressão russa, encerrando a "Primavera de Praga".

c) Na China (1949), a revolução comunista derrubou o regime imperial e expulsou os invasores japoneses da Manchúria, reunindo os nacionalistas, os "senhores da guerra" e os comunistas maoístas em um governo de coalizão que instituiu uma república popular no país.

d) Na Coréia (1950-53), a intervenção militar norte-americana impediu o avanço das forças revolucionárias comunistas que ocupavam o norte do país, reunificando as duas Coréias sob a tutela do Conselho de Segurança da ONU.

e) Em Cuba (1959), a vitória dos revolucionários castristas foi favorecida pela promulgação da Emenda Platt no Senado americano, que regularizou o envio de armamentos aos guerrilheiros contrários à ditadura de Fulgêncio Batista.

Soluções para a tarefa

Respondido por Patricinha15
51
 letra B 

Na Tchecoslováquia (1946), o socialismo reformista, baseado na descentralização e liberalização do sistema frente ao modelo stalinista, retomado na política de Brejnev, foi interrompido pela repressão russa, encerrando a "Primavera de Praga".
Respondido por nataliafransantos
2

Ao final da Segunda Guerra Mundial o antifascismo que unira os posteriormente, pelo estabelecimento da bipolaridade, que nos países socialistas também encontrou tensões sociais como o ocorrido: “Na Tchecoslováquia (1946), o socialismo reformista, baseado na descentralização e liberalização do sistema frente ao modelo stalinista, retomado na política de Brejnev, foi interrompido pela repressão russa, encerrando a "Primavera de Praga". (alternativa b)

As tensões nos países socialistas

Ao final da Segunda Guerra Mundial o antifascismo que unira os aliados ocorreu de maneira temporária com os Estados Unidos liderando o bloco capitalista e a União Soviética, o bloco socialista.

A União Soviética ao estabelecer o socialismo no leste europeu, limitava a autonomia dos países. Por esse motivo, muitas revoltas por mudanças ocorreram devido à insatisfação dos povos da região por causa das imposições de Moscou.

A Primavera de Praga, ocorrida na Tchecoslováquia, foi um movimento ocorrido devido à tentativa do país em estabelecer reformas liberais, o que era contrário das decisões estabelecidas pela União Soviética. Nesse contexto, o país foi invadido, as reformas suspensas e o controle da União Soviética sobre a região, se tornou ainda maior.  

Aprenda mais sobre o contexto político de bipolaridade da Guerra Fria em: https://brainly.com.br/tarefa/13858290

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes