3)calcule o perímetro dos polígonos representados nos planos cartesianos a seguir. Lembre-se: perímetro é a soma das medidas de todos os lados do polígono.
Soluções para a tarefa
Resposta:
P = 46,88
Explicação passo-a-passo:
A figura representada no gráfico é um triângulo acultangulo, para calcularmos seu perímetro, devemos transformar esse triângulo acultângulo em um triângulo retângulo.
Deve-se saber que o perímetro é a soma de todos os lados. Se analisarmos o gráfico da questão, temos o valor de dois lados.
Com os triângulos ja separados, temos os valores de dois lados de cada, para acharmos o valor do terceiro lado, temos que aplicar o teorema de Pitágoras ( h^2 = C^2 + C^2) hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos catetos ao quadrado.
Nota-se que ao separar o triângulo original, temos dois triângulos retângulos idênticos, portanto, os cálculos de um valerá a outro.
Calculando a hipotenusa do primeiro triângulo achamos seu valor de 10,44 portanto, já há possibilidade de calcular o perímetro da figura Somando todos os lados desta figura temos o perímetro de 23,44 ponto final já que o segundo triângulo formado é idêntico ao primeiro, temos também sua hipotenusa é igual a 10,44 portanto se o perímetro também será de 23,44.
Já que o exercício nos pede o valor do perímetro da figura Total devemos pegar o perímetro da figura 1 mas o perímetro da figura 2 e somar dando resultado de 46,88.
Espero que tenha ajudado ( ;