Geografia, perguntado por tiagosilvaadv, 1 ano atrás

3)
Atualmente o termo favela se tornou, de certa forma, um termo pejorativo. Ao que tudo indica se referir à favela enquanto favela é algo que nos últimos anos se tornou algo "errado". Preferem dizer "comunidade", como se substituir um termo substituísse uma realidade. O morador de uma favela não tem ascensão social quando não é mais chamado de favelado e passa a ser chamado de morador de uma comunidade. Comunidade é o estado do que é comum. Se se busca um eufemismo com a substituição do termo, semanticamente, usando o termo comunidade cristaliza-se a desigualdade e torna a todos homogêneos e o que é pior: se esvazia todo o conteúdo histórico do termo favela. Ora, a favela tem história; faz parte de nossa história; o termo favela carrega consigo um importante significado de um momento ímpar da história do Brasil. Diante do exposto, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa que estiver correta:

Alternativas:

a)
O termo favela foi dito pela primeira vez no Brasil por D. João VI, quando aportou no Rio de Janeiro, pois favela era um bairro lisboeta que ficava no alto de um morro, tal qual eram os morros cariocas ocupados.

b)
Favela era uma gíria muito falada no período imperial e se referia às pessoas que tinham as coxas grossas devido aos caminhos íngremes que percorriam para poderem chegar às suas casas que ficavam em morros altos.

c)
Favela é uma junção das palavras Fale Com Ela, uma espécie de código que os militares da República Velha utilizam para se referirem as zonas de meretrício, que normalmente ficavam nos morros cariocas.

d)
Os soldados que lutaram em Canudos, ao retornar ao Rio de Janeiro, se instalaram no morro da Providência, onde identificaram uma planta parecida com outra que era abundante no sertão, chamada favela.

e)
Favela foi o apelido que D. Pedro II deu para uma mucama que gostava muito de subir nos morros do Rio de Janeiro para poder observar a vista, principalmente na região da Floresta da Tijuca.

4)
As favelas são muitas vezes caracterizadas por uma dupla ilegalidade: pela ilegalidade fundiária, ou seja, os moradores não são proprietários dos terrenos que ocupam, e pela ilegalidade urbanística, isto é, as construções não são edificadas de acordo com os parâmetros legais determinados pela legislação urbanística do município, tampouco o padrão de ocupação o é. Mas o julgo sobre o que é ou não legal parece não recair sobre as condições de vida a que são submetidos os moradores das favelas. Sobre o assunto, analise as alternativas a seguir e assinale a que estiver correta:

Alternativas:

a)
A moradia em favelas muitas vezes é uma opção que quem quer pagar mais barato por moradia acaba fazendo, mesmo sabendo dos problemas que o local pode ter.

b)
As precárias condições urbanísticas e de moradia faz com que os moradores das favelas tenham suas condições de vulnerabilidade social agravadas.

c)
Para caracterizar áreas que não possuem essa dupla ilegalidade, o IBGE criou o termo Área Subnormal, para caracterizar as áreas que não possui apenas regularização fundiária.

d)
A Rocinha não é mais considerada, tecnicamente, uma favela devido ao fato de ter passado por um processo de regularização fundiária, assim como todo o Rio de Janeiro deverá passar.

e)
As favelas, por serem áreas completamente ilegais, devem ser exterminadas a força, para que seja protegida a integridade da propriedade privada dos grandes proprietários fundiários.

5)
Sem dúvidas Brasília, a capital de nosso país, é uma cidade que causa algum tipo de espanto a quem a visita. Seja por seus monumentos, pela arquitetura (sobretudo dos prédios públicos) ou pelo urbanismo peculiar. Gostar ou não de Brasília é pessoal, mas, com certeza, é impossível ser indiferente a esta cidade. Brasília apresenta bairros extremamente luxuosos, com mansões à beira dos lagos que demonstram todo o poder financeiro de seus moradores, muitos funcionários públicos. Mas, o Distrito Federal apresenta uma realidade contrastante com o Plano Piloto. As chamadas cidades satélites possuem grandes favelas que crescem continuamente. Sobre o assunto, analise as alternativas a seguir e assinale a que estiver correta:

Alternativas:

a)
O Governo Federal vem promovendo um amplo programa de higienização social no Distrito Federal com o objetivo de acabar com as favelas das cidades satélites.

b)
Com o crescimento das favelas nas cidades satélites atualmente o Distrito Federal vem se firmando como o maior polo de cultura pop do Brasil.

c)
O desenvolvimento das favelas nas cidades satélites do Distrito Federal é estimulado pelo Governo do Distrito Federal para que haja mão de obra barata e amplamente disponível.

d)
O desenvolvimento das favelas nas cidades satélites são um caso isolado no Brasil, pois no resto do país as favelas estão diminuindo seu contingente populacional.

e)
O crescimento populacional nas favelas do Distrito Federal já nos permite afirmar que Ceilândia possui a mais populosa favela do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por NeryGrey
27

a)

A moradia em favelas muitas vezes é uma opção que quem quer pagar mais barato por moradia acaba fazendo, mesmo sabendo dos problemas que o local pode ter.


brendahonorio1pdluj1: Olá,você sabe as outras respostas?obrigada
pedrocrussp: 3- alternativa (a), 5-alternativa (b)
Perguntas interessantes