ENEM, perguntado por yasssmindias7342, 10 meses atrás

3 — Atribua as citações seguintes a Descartes ou a Locke e justifique sua resposta. a) "... penso não haver mais dúvida de que não há principias práticos com os quais todos os homens concordam e, portanto, nenhum é inato." b) "Primeiro, considero haver em nós certas noções primitivas, as quais são como originais, sob cujo padrão formamos todos os nossos outros conhecimentos."

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolamacedo11
27

Resposta:

A- John Locke

Locke acreditava, por ser empirista, que a mente humana é como uma folha de papel branca, pronta para ser usada (isto é, desenhada, escrita), ou, filosoficamente, pronta para adquirir, pela experiência, conhecimento. Logo, o homem não podia possuir um conhecimento inato (conhecimento onde a mente possui a parte da experiência, vinda desde o nascimento), pois, desta forma, não seria um conhecimento sensorial; desta maneira, não seria conhecimento algum.

B- René Descartes

Descartes, sendo um dos pilares da epistemologia racionalista, cria que o conhecimento advém ou da razão, ou então de informação prévia contida na mente. Tal conhecimento seria um conhecimento básico, dando suporte à maiores abstrações que só podiam ser adivindas da Razão per si.

Explicação:

Respondido por iarlanalves114
5

A alternativa A trata de Locke enquanto a segunda de Descartes.

Locke foi considerado o pai do liberalismo, e, via a propriedade privada como parte do homem, onde o trabalho desenvolvia a capacidade de transformar a natureza.

Locke tinha suas teorias pautadas nos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Para o autor, a construção do conhecimento parte da observação dos fatos, assim como da construção do conhecimento no campo de pesquisa que deve ser colocado em prática com foco no embasamento teórico e prático.

Os pensamentos desenvolvidos por Descartes, deram vida ao Racionalismo da Idade Moderna, e, deu base a diversas escolas de pensamento, defendendo a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.

Além disso, o que relaciona os dois autores, é o fato de Baruch Spinoza também ser um filósofo racionalista holandês, um dos mais importantes da filosofia moderna, e, junto a Descartes, serem oposto ao que se desenvolveria como o Empirismo.

Sobre o empirismo:

brainly.com.br/tarefa/2440677

Perguntas interessantes