História, perguntado por nicolle250, 11 meses atrás

3)-Assinale a alternativa correta sobre o Egito Antigo. * a)As enchentes do Rio Nilo colaboram com o enriquecimento do solo e a prática da agricultura. b)A religião egípcia é monoteísta. c)Os deuses egípcios são divindades que representam apenas plantas e frutas. d)A sociedade egípcia é igualitária e todos podem ter o poder no Egito Antigo.

Soluções para a tarefa

Respondido por wendellgabrielsilval
12

Resposta:

a-correta,b-errada.c-errada,d-errada

ESPERO TER AJUDADO

Respondido por madufernande
6

Resposta:Letra A. A relação de trabalho no Egito Antigo ficou conhecida por modo de produção asiático pelo fato de o Estado monopolizar as riquezas da região e por sistematizar um regime trabalhista ancorado na servidão coletiva de seus cidadãos que não conseguiram acumular propriedades. Os camponeses, por exemplo, além de trabalharem na agricultura, eram obrigados a realizar obras públicas, como as pirâmides, os canais de irrigação e os templos.

sistema teocrático no Egito Antigo prevaleceu por vários anos e consistiu numa prática que auxiliava os Faraós em seus governos. Nesse sistema, o Faraó, além de ser visto como um líder político, isto é, um rei, ele também era adorado pelos indivíduos como um deus. Portanto, a aliança entre religião e política foi uma maneira de legitimar a autoridade do Faraó perante a civilização egípcia.

Existiu uma hierarquia muito bem sistematizada na sociedade egípcia, que era controlada em primeiro lugar pela figura do Faraó, que possuía concentração de poder político, econômico e religioso durante o exercício de seu poder. Em segundo plano, estavam os sacerdotes que cuidavam da administração do governo e, principalmente, dos cultos em homenagens aos deuses realizados nos templos. Pouco abaixo, estavam os escribas que cuidavam da parte burocrática do governo e que desenvolveram um tipo de escrita conhecida por demótica com objetivo de controlar melhor o comércio e a arrecadação de impostos. A base da pirâmide social era constituída por camponeses e artesões, que representavam a força de trabalho da civilização e que ainda pagavam tributos para custear os gastos públicos.

A civilização egípcia possuía uma religião politeísta, ou seja, os indivíduos acreditavam na existência de vários deuses. O próprio Faraó era visto como um deus vivo, o que contribuiu para o controle e a ordem dos camponeses e de toda civilização de um modo geral. Além do mais, os deuses egípcios eram relacionados a elementos da natureza, que foi interpretada como peça fundamental para a existência material do ser humano. Entre os reis mais conhecidos do Egito Antigo, destacaram-se os seguintes: Amon-Rá, que era o deus-Sol; Osíris, deus da vegetação e o mais cultuado entre os egípcios; Ísis, que foi irmã e esposa de Osíris; e Hórus, deus do céu que era filho de Ísis e Osíris. Esses deuses eram cultuados nos rituais realizados nos templos e várias oferendas eram prestadas em homenagens a eles. Entre as oferendas, existiu a prática de oferecer alimentos para os deuses, uma vez que os indivíduos acreditavam que eles possuíam os mesmos desejos humanos. Vale lembrar que os egípcios foram os primeiros a acreditarem na vida após a morte e, por isso, eles realizavam a prática da mumificação como método de preservar o corpo, pois eles pensavam que a alma poderia voltar após o julgamento dos mortos.

Explicação:

Perguntas interessantes