3.
As ferramentas de GCS automatizam várias atividades do processo de mudança, como, por exemplo, o versionamento de código, o empacotamento e a distribuição do software, documentos, entre outros itens de configuração. Todas as ferramentas de GCS existentes, tanto de código aberto quanto proprietárias, suprem todas as necessidades de quaisquer tipos de projetos? Qual a justificativa para tal resposta?
A.
Sim. Todas as ferramentas de GCS existentes conseguem automatizar exatamente todas as necessidades do processo de qualquer tipo de projeto ou empresa, conseguindo otimizar todas as atividades.
B.
Não. Somente as ferramentas proprietárias conseguem automatizar exatamente todas as necessidades do processo de qualquer tipo de projeto, devido ao custo de desenvolvimento de tais ferramentas.
C.
Sim. Todas as ferramentas existentes, tanto de código aberto quanto proprietárias, têm características que podem ser estudadas e alinhadas a qualquer tipo de projeto.
D.
Não. Somente ferramentas customizadas de acordo com metodologias de GCS conseguem dar o devido suporte, pois são construídas para suprir todas as atividades do processo de desenvolvimento.
E.
Não. Muitas empresas optam por desenvolver ferramentas totais ou complementares porque não conseguem alinhar a automação do processo de GCS somente com ferramentas existentes (código aberto ou pagas).
Soluções para a tarefa
Resposta:
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
O gerenciamento de configuração de software (GCS) corresponde a um instrumento que deve ser realizado para a identificação, o controle, a auditoria e o relato das modificações que acontecem no decorrer de todo o desenvolvimento ou na fase de manutenção.
No GCS, o processo de controle das modificações deve considerar o seguinte fluxo: ter início com o pedido de modificação de um item de configuração, que irá resultar na aceitação ou não desse pedido e ter fim com a atualização controlado do mesmo.
Resposta:E.
Não. Muitas empresas optam por desenvolver ferramentas totais ou
complementares porque não conseguem alinhar a automação do processo de GCS
somente com ferramentas existentes (código aberto ou pagas).
Explicação: Por que esta resposta é a correta?
Nenhuma ferramenta estará aderente a exatamente todos os processos de desenvolvimento
de um projeto ou de uma empresa. Há vários cenários possíveis na implantação de
ferramentas de GCS: 1) adotar várias ferramentas de código aberto que se integrem entre
si; 2) adotar várias ferramentas pagas que se integrem entre si; 3) adotar ferramentas de
código aberto e pagas que se integrem entre si; 4) adotar ferramentas de código aberto e
pagas que se integrem e customizar algumas atividades; 5) desenvolver todas as
ferramentas de GCS de acordo com os requisitos da empresa. Além desses cinco cenários,
ainda podem-se fazer as combinações necessárias para que o máximo possível de
atividades de desenvolvimento de software e gestão de mudanças esteja totalmente
coberto.