3 - Após a leitura do texto abaixo, de autoria de Boris Fausto, historiador e professor da Universidade de São Paulo (USP), responda a questão seguinte:
(...) a emancipação do Brasil não resultou em maiores alterações da ordem social e econômica, ou da forma de governo (...)
Uma das principais razões dessa continuidade se encontra na vinda da família real para o Brasil e na forma como se deu o processo de Independência. A abertura dos portos por parte de D. João VI es- tabeleceu, como vimos, uma ponte entre a Coroa Portuguesa e os setores dominantes da colônia,
especialmente os que se concentravam no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Os benefícios tra- zidos para a região fluminense, com a presença do rei no Brasil, vinham incentivar a expansão econômi- ca daquela área, ligada aos negócios do açúcar, do café e do tráfico de escravizados. (...) A elite política promotora da Independência não tinha interesse em favorecer rupturas que pudessem pôr em risco a estabilidade da antiga colônia. É significativo que os esforços pela autonomia, que desembocaram na Independência, concentraram-se na figura do rei e depois na do príncipe regente. (...)
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 6a ed. São Paulo: Edusp/Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1998. p. 146-147. (Adaptado) De acordo com tudo o que você estudou sobre o processo de Independência do Brasil, o que eram as
“rupturas que pudessem pôr em risco a estabilidade da antiga colônia “ ?
diegoaguamolhada:
achou a resposta mn, se sim posta pra gnt
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
As "rupturas" eram quaisquer mudanças das estruturas econômicas e sociais que existiam no Brasil Colônia, sendo as principais delas a instituição da escravidão, a estrutura patriarcal da sociedade, os privilégios dos "bem-nascidos" e a "vocação agrícola".
Deste modo, as elites brasileiras temiam que a Independência "mudasse demais" a cara do Brasil. Diferente dos nossos países vizinhos, por exemplo, a escravidão não foi abolida junto com a proclamação de nossa Independência, e os direitos políticos na prática foram muito pouco alterados, seguindo como privilégios dos latifundiários (já que o voto era exercido por meio de critérios de renda).
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/21538828
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás