Pedagogia, perguntado por itailsonalvesdesouza, 3 meses atrás

3)Apesar da prosperidade reinante na América, alguns escritores como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein e Ezra Pound debandaram para a Europa, onde viviam luxuosamente, desiludiam-se com a crueldade das guerras do período (as marcas deixadas pela Primeira Guerra Mundial, a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial) e absorviam as correntes intelectuais europeias. Porém há um escritor de destaque que foi um dos poucos que não vivia luxuosamente no Exterior e é provavelmente o mais popular romancista norte-americano. Sua famosa obra O velho e o mar (1952) foi traduzida para inúmeras línguas. A seguir um trecho de sua obra:
“Ele era um velho que pescava sozinho em seu barco, na Gulf Stream. Havia oitenta e quatro dias que não apanhava nenhum peixe. Nos primeiros quarenta, levara em sua companhia um garoto para auxiliá-lo. Depois disso, os pais do garoto, convencidos de que o velho se tornara salao, isto é, um azarento da pior espécie, puseram o filho para trabalhar noutro barco, que trouxera três bons peixes em apenas uma semana. O garoto ficava triste ao ver o velho regressar todos os dias com a embarcação vazia e ia sempre ajudá-lo a carregar os rolos de linha, ou o gancho e o arpão, ou ainda a vela que estava enrolada à volta do mastro. A vela fora remendada em vários pontos com velhos sacos de farinha e, assim enrolada, parecia a bandeira de uma derrota permanente. O velho pescador era magro e seco, e tinha a parte posterior do pescoço vincada de profundas rugas. As manchas escuras que os raios do sol produzem sempre, nos mares tropicais, enchiam-lhe o rosto, estendendo-se ao longo dos braços, e suas mãos estavam cobertas de cicatrizes fundas, causadas pela fricção das linhas ásperas enganchadas em pesados e enormes peixes. Mas nenhuma destas cicatrizes era recente....
O autor de "O velho e o mar" e que tem nítida inclinação humanista é
Alternativas:
a)Ezra Pound.
b)F. Scott Fitzgerald.
c)Walt Whitman.
d)Ernest Hemingway.
e)T. S. Eliott.

4)Fitzgerald foi romancista e roteirista de cinema e sua obra mais conhecida é o romance O Grande Gatsby (1925). A história é sobre o sonho norte-americano do the self made man. Nele, o personagem principal descobre o destrutivo custo da glória, do êxito. A seguir um trecho da obra:
“A maior parte do tempo eu trabalhava. No começo da manhã o sol lançava a minha sombra para o oeste enquanto eu me apressava pelos abismos brancos do sul de Nova Iorque em direção ao Probity Trust. Eu conhecia pelo prenome os outros funcionários e os vendedores de títulos, e com eles almoçava salsichinhas de porco, purê de batata e café em restaurantes escuros e apinhados. (...) Meu jantar era normalmente no Yale Club – por alguma razão era o acontecimento mais soturno do dia -, e depois eu subia para a biblioteca e durante uma hora eu estudava conscienciosamente investimentos e títulos. (...) Depois disso, se a noite era agradável, eu percorria a Avenida Madison, passava pelo Murray Hill Hotel e virava na Rua 33 até a Estação Pennsylvania.”
COELHO, Elisa Domingues. Literatura Comparada. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Sobre o conceito the self made man, julgue as afirmativas a seguir em ( V ) Verdadeiras ou ( F ) Falsas:
( ) Conceito que concebe a ideia de que o indivíduo deve fazer-se por si mesmo, por seu próprio esforço e sem o apoio do Estado.
( ) Conceito que concebe a ideia de que o indivíduo deve fazer-se por si mesmo, por seu próprio esforço mas com certo apoio do Estado.
( ) Conceito esse próprio da cultura americana e que não se encontram traduções dessa expressão para outras línguas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)V – F – F.
b)V – V – F.
c)V – F – V.
d)F – V – F.
e)F – F – V.

5)Em 1881, Henry James publicou sua obra máxima – Retrato de uma senhora. A obra pode ser considerada como um cruel conto de fadas e gira em torno da jovem e atraente Isabel, que se vê obrigada a migrar para a Inglaterra. Ao chegar lá, estabelece distintas relações com ingleses, mas também com compatriotas norte-americanos com a ideia de casar-se com algum. Mas o bem de uns sempre será o mal de outros; e esta é a base sobre a qual se fundamenta a obra.
Sobre a obra de H. James, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A originalidade de James reside em criar um tipo de mulher, Isabel, com vida própria, matizada por um sentido de independência.
( ) H. James é colocar Isabel no centro de um enredo em que gravitam muitos outros personagens que mostram ao leitor os diferentes pontos de vista acerca da protagonista.
( ) H. James se distancia de autores de corte realista e se aproxima do escapismo presente no Romantismo de Alencar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)V – F – F.
b)V – V – F.
c)V – F – V.
d)F – V – F.
e)F – F – V.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariacostac201782
0

Resposta:

Explicação:

Respondido por rpaula334
0

Resposta:

N º 3 Ernest Hemingway

Explicação:

Perguntas interessantes