Sociologia, perguntado por isamaria2003, 5 meses atrás

3)Ao se falar da hegemonia da ciência considera-se seu poder, seu protagonismo como forma de explicação da realidade, de elaboração de verdades sobre o meio e sobre os homens. Porém, até chegar ao que ela se tornou hoje, é preciso considerar um longo processo.
Nesse sentido, é correto dizer que:
Alternativas:

a)a ciência e o capitalismo se desenvolveram pari passo (lado a lado), uma vez que a produção econômica capitalista pôde ser favorecida com o aumento do conhecimento científico. Na Idade Moderna, a ciência passou por um grande desenvolvimento e, nesse período, ocorreu um forte embate entre racionalistas e empiristas.
b)a ciência e o capitalismo se desenvolveram de maneira descolada e os avanços científicos não interferiram no desenvolvimento da produção econômica. Nesse processo de consolidação do pensamento científico, cada vez mais, o relativismo conseguiu se destacar em relação ao teocentrismo, ideia esta contrária à racionalidade científica.
c)a hegemonia da ciência só foi possível após a vitória do teocentrismo contra o empirismo. Foi na Idade Moderna que o capitalismo industrial se relacionou de vez com a ciência, a qual cada vez mais se fortaleceria, sendo usada para garantir os avanços dos processos produtivos.
d)a hegemonia do capitalismo só foi possível após a vitória da ciência contra a religião, a qual, por sua vez, se coloca contra qualquer desenvolvimento científico. Foi na Idade Contemporânea que a ciência viveu uma verdadeira revolução copernicana, abandonado verdades de natureza racionalista para enfatizar outras que eram fundamentadas no empirismo.
e)a ciência e o capitalismo industrial se desenvolveram de maneira hegemônica ao longo da Idade Média graças a duas revoluções. A primeira, a Revolução Industrial, a qual usou da ciência para garantir os avanços dos processos produtivos. A segunda foi a revolução copernicana da ciência, a qual abandonou o racionalismo e desenvolveu o iluminismo.
4)Em A democracia na América, Tocqueville aponta as causas que teriam tornado a sociedade americana uma democracia liberal. Dentre elas estariam; a) a situação acidental e peculiar da sociedade americana; b) as leis; e c) hábitos e costumes. Sobre esses três aspectos, avalie as afirmações a seguir:

I. Para Tocqueville, podemos considerar como situação acidental, por exemplo, tanto o espaço geográfico no qual os europeus por ali (nos Estados Unidos) se estabeleceram, como também a ausência de vizinhos inimigos.

II. A existência de boas leis também teria sido fundamental, a exemplo da Constituição federativa americana, na qual, ao mesmo tempo que se garante a segurança dos estados federados por meio de leis nacionais, também se reconhecem as especificidades das regiões que formam o país, garantindo certa autonomia.

III. O aspecto moral diz respeito aos hábitos e costumes. Sobre isso deve-se registrar que o puritanismo, como expressão cristã, predominou na base cultural americana, isto é, a sociedade norte-americana teria conservado dos seus fundadores (os primeiros imigrantes) o sistema moral.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, apenas.

b)II, apenas.

c)III, apenas.

d)I e II, apenas.

e)I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por marhemota
1

Resposta:

i II e III

Explicação:

certa

Respondido por fhfferreira
0

Resposta: Questão 3 - a) a ciência e o capitalismo se desenvolveram pari passo (lado a lado), uma vez que a produção econômica capitalista pôde ser favorecida com o aumento do conhecimento científico. Na Idade Moderna, a ciência passou por um grande desenvolvimento e, nesse período, ocorreu um forte embate entre racionalistas e empiristas.

Questão 4 - e) I, II e III.

Explicação: Corrigida pelo AVA

Perguntas interessantes