3)
Ao olharmos a história da educação brasileira é possível verificar que o contexto político, econômico e social influenciou as formas de se pensar a educação e organizar os processos de ensino e de aprendizagem. Considerando o exposto, analise as seguintes afirmativas:
I: No período Colonial encontrou-se na realidade a presença da tendência tradicional, a qual tinha seu ensino subsidiado no Ratio Studirum.
II: No período do Estado Novo encontrou-se na realidade a tendência da Escola Nova, a qual obteve influência do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
III: No Período da Ditatura Militar encontrou-se na realidade a tendência tecnicista, e os alunos tinham um perfil passivo e obediente.
É correto o que se afirma em:
Selecione uma alternativa:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
I e II, apenas.
d)
I, II e III.
e)
III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
d) I, II e III.
A educação no período colonial seguia a linha tradicional. Por sua vez, no Estado Novo já passou a pensar a Escola Nova cujo movimento de ensino era considerado progressista.
Na Escola Nova passou-se a pensar a educação sob um outro viés, cujo objetivo é que os alunos sejam ativos e participativos no processo de ensino.
Por sua vez, no período da ditadura militar os alunos não tinham um perfil libertador. Precisavam obedecer e não podiam atuar como protagonistas do conhecimento.
Abraços!
Perguntas interessantes