3. Ao longo da história, as religiões serviram a diferentes necessidades sociais, políticas e econômicas, influenciando comportamento e provocando fortes interferências na cultura vigente. Sobre as principais características do cristianismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O cristianismo encontra um fértil terreno entre os empobrecidos por ser portador de ideais e formas de comportamento que uniam pessoas divididas e fragmentadas pelo poder imperial romano, que privava as pessoas de qualquer esperança.
( ) O cristianismo foi visto pelos indivíduos mais cultos da época como uma espécie de reavivamento da relação entre o divino e o humano.
( ) As práticas "pagãs" sobreviveram ao cristianismo adaptando-se a ele, a exemplo de rituais como procissões, invocação de santos, festas religiosas que substituíram as pagãs.
( ) Os rituais adotados pelos convertidos - era adoração por vários deuses - faziam com que houvesse desconfiança. Era uma crença aberta a escravos e senhores, homens e mulheres, que pregava a igualdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
I, II e III são verdadeiras.
O Cristianismo era uma crença que, no contexto do Império Romano, era d caráter revolucionário, já que Cristo pregava o amor a todos, independente de suas características, e que todos eram iguais perante Deus, rejeitando as hierarquias sociais existentes. A religião cristã, como todas as demais, adaptou alguns elementos do paganismo, de modo que o conhecemos hoje é uma religião sincrética.
IV é falsa pois o Cristianismo é uma crença monoteísta, de modo que as pessoas que se convertem a esta religião não adoram vários deuses, mas sim um único.
É correta a alternativa A.
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás