3)
“Ao definirmos a expressão “Positivismo”, é possível estabelecermos uma comparação com o “marxismo”: assim como há uma grande polissemia a respeito do marxismo, sendo necessário explicitar a qual marxismo faz-se referência, há também uma grande polissemia com o Positivismo. Entretanto, ao contrário do marxismo, em que é possível – na verdade, é necessário – fazer de alguma forma referência a Marx, no caso do Positivismo as referências necessárias a determinados autores não são possíveis, ocorrendo na prática ou a utilização de um rótulo ou a subsunção de perspectivas metodológicas (em alguns poucos casos, teóricas) sob uma rubrica comum. Embora nesses casos a referência a Augusto Comte seja corrente, ela não costuma ser fácil, simples ou, como veremos, justificada.”
Sobre os conceitos de Marxismo e Positivismo, analise as afirmativas:
I – Foram movimentos do pensamento político e social que foram influenciados pela I Revolução Industrial
II – O marxismo e o positivismo são retratos da busca de explicações para os problemas sociais
III – Enquanto o marxismo é associado à conservação da ordem, o positivismo incorpora para si o movimento revolucionário.
IV – Para o marxismo, seria necessário desenvolver o espírito positivo da sociedade, que seria instalado por uma elite científica e industrial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Soluções para a tarefa
Resposta:
e)
Explicação:
III- errada pelo fato de que seria o contrário, positivismo conserva a ordem e o marxismo tem um carácter revolucionário.
IV- errado, pois seria para o positivismo.
1)
“Seria uma insensatez negar os benefícios que a vertiginosa evolução das tecnologias propiciou ao ser humano no deslocar-se mais rápido, viver mais tempo, comunicar-se instantaneamente e outras proezas que tais. Trata-se aqui de analisar a quem dominantemente esse progresso serve e quais os riscos e custos de natureza social, ambiental e de sobrevivência da espécie que ele está provocando; e que catástrofes futuras ele pode ocasionar. Mas, principalmente, é preciso determinar quem escolhe a direção desse progresso e com que objetivos (...) a idéia de progresso permeou a quase totalidade da obra de Hegel, estruturada sobre a dialética. Finalmente, Marx também acreditou profundamente no progresso histórico e inexorável da humanidade. “
c) No pensamento de Hegel, o Homem aparece como produtor histórico do mundo por meio do trabalho e do conhecimento.
2-“Trata-se, pois, menos de uma teoria da transformação do que de uma crítica da assimetria da ordem política com os fatores reais de poder presentes na sociedade, os quais encarnavam, por sua vez, o próprio desenvolvimento do mundo racional. Uma vez que a racionalidade já havia se reconciliado com a vida social, chegava o momento da reconciliação final - entre governo e sociedade. Em vão, escreve Sieyès "os privilegiados fechariam os olhos para a revolução que o tempo e a força das coisas operaram [...]. Antigamente, o Terceiro Estado era servo, e a ordem nobre era tudo. Hoje, o Terceiro é tudo, e a nobreza é uma palavra". Sieyès condenava, do mesmo modo, "as opiniões feudais que não são mais estabelecidas sobre nada de real". A revolução política se legitimava por meio desta outra revolução, a qual se confunde, nos seus matizes voltairianos, com a ideia de progresso.”
a) Na Revolução Francesa, o Terceiro Estado representava os setores interessados na transformação social, diferentemente de sua posição nos processos revolucionários de 1848/49.
3-“Ao definirmos a expressão “Positivismo”, é possível estabelecermos uma comparação com o “marxismo”: assim como há uma grande polissemia a respeito do marxismo, sendo necessário explicitar a qual marxismo faz-se referência, há também uma grande polissemia com o Positivismo. Entretanto, ao contrário do marxismo, em que é possível – na verdade, é necessário – fazer de alguma forma referência a Marx, no caso do Positivismo as referências necessárias a determinados autores não são possíveis, ocorrendo na prática ou a utilização de um rótulo ou a subsunção de perspectivas metodológicas (em alguns poucos casos, teóricas) sob uma rubrica comum. Embora nesses casos a referência a Augusto Comte seja corrente, ela não costuma ser fácil, simples ou, como veremos, justificada.”
Sobre os conceitos de Marxismo e Positivismo, analise as afirmativas:
e)Apenas as afirmativas I e II estão corretas
4-“Ao identificar o capital como o conceito e seus momentos, Marx constata exatamente a necessidade de instâncias analíticas que, num certo momento, também levem em consideração o capital em sua particularidade, acumulação, concorrência e concentração.”
Tendo em vista as ideias de Marx, analise as afirmativas:
I. Marx visa estudar a formação do capitalismo e suas manifestações históricas.
II. Para Marx, o Capitalismo é um padrão universal, por isso, não há necessidade de análise histórica.
III. Para Marx, as sociedades capitalistas geraram cada vez mais riquezas e distribuição.
a)Apenas a afirmativa I está correta.