3 Ao abandonarmos uma maçã de uma altura h, observamos que
ela cai. Se a força que a Terra atrai a maçã é igual a força que a
maça atrai a Terra (3° Lei de Newton), por que é a maçã que cai
e não a Terra que sobe?.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oi
Explicação:
massa da Terra = 5,972 · 10²⁴ kg
massa de uma maçâ = 0,167 kg
Se a maçã está fixada uma altura de 2 m podemos determinar a energy potencial gravitacional da maçã com referência à terra.
Ep = m · g · h
Ep = 0,167 kg · 10 m/s² · 2m
Ep = 3,33 N
Agora a terra com respeito à maçã
Ep = 5,972 · 10²⁴ kg · 10 m/s² · 2m
Ep = 119 · 10²⁴ N
Esta comparação mostra que apesar da maçã atrair a terra, a diferença enooooorme de massa move a maçã muito mais rapidamente em direção da terra, que a terra em direção da maçã
A maçã cai devido à discrepância existente entre as massas dos dois objetos (maçã e Terra), sendo a massa da Terra muitas vezes maior que a da maçã.
De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força que atua sobre um objeto resulta do produto de sua massa pela aceleração: F = m · a.
Assim como previsto pela Terceira Lei de Newton (Lei da Ação e Reação), a força que atua nos dois corpos (Terra e maçã) de atração, apresentam módulos iguais. Entretanto, o efeito (aceleração) que essa força causa sobre os corpos deponde de suas massas, pois a massa deve ser inversamente proporcional à aceleração.
Portanto, a força é capaz de fazer a maçã cair, mas não é capaz de fazer a Terra se movimentar de maneira significativa, pois a massa do planeta é muitas vezes maior que a massa de uma maçã.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/38132723