3. Analise as afirmativas que seguem (extraídas de nosso livro texto) e depois responda o que é proposto. Tenha em mente todo o contexto do capítulo dois para analisar as alternativas de resposta.
A – O século XIX viu o bastão de autoridade passar daqueles que possuíam cargos religiosos para a nova geração de cientistas. Ao citar uma frase do historiador A. W. Benn, Harisson (2007) diz que “uma grande parte da reverência uma vez dada aos padres e às suas histórias de um universo não visível, foi transferida ao astrônomo, ao geólogo, ao físico, ao engenheiro”.
B – “Mesmo equipada com os mais potentes meios de observação, a ciência moderna não consegue responder a seculares questionamentos da humanidade: qual o sentido dos fenômenos descritos pela ciência; qual o propósito da vida tão estudada pelos cientistas. A ciência descobre causas, controla efeitos e prevê eventos. Desvendou o código da vida e tornou-se capaz de manipulá-lo. O método científico conferiu-lhe esse poder. Mas os propósitos para as coisas e o sentido para a vida persistem sem respostas cientificamente evidenciáveis. A secular sabedoria da humanidade continua afirmando que respostas dessa natureza somente são encontradas em outro tipo de conhecimento – o das religiões”.
C – “Olhando para as origens dos povos e civilizações percebe-se que há uma íntima associação entre a religião e a medicina. As duas áreas estavam simbioticamente ligadas na sua origem, sendo as funções de médico e religioso, curandeiro e sacerdote, desempenhadas invariavelmente pelo mesmo indivíduo. [...] Dessa forma criaram-se os primeiros “sistemas médicos” que, nas culturas mais antigas, estavam ligados aos sacerdotes e líderes religiosos, como xamãs, pajés, druidas, feiticeiros e curandeiros, que exerciam tanto as funções de religioso como as de médico ou curandeiro”.
A partir das afirmativas pode-se afirmar que:
I – a afirmativa “A” indica que ciência e religião são instituições ou dimensões da cultura que lidam com questões de conhecimento, poder e autoridade. Tais aspectos geralmente são geradores de tensão e até confronto entre os envolvidos. Isso pode explicar, pelo menos em parte, porque ciência e religião possuem um histórico de tensões e conflitos nos últimos séculos.
II – a afirmativa “B” é clara quando afirma que a ciência está fadada a substituir a religião, visto que assim que a ciência estabelecer qual o sentido da vida para os indivíduos a religião se tornará supérflua e desnecessária, deixando de existir.
III – a afirmativa “C” é um argumento que demonstra que a atual aproximação entre medicina e espiritualidade – comprovada pelas inúmeras e crescentes pesquisas nessa área - não é uma novidade, visto que nos primórdios de muitos povos e civilizações a relação entre os “sistemas médico e religioso” era muito mais íntima.
IV – as afirmativas “A”, “B” e “C” apresentam argumentos que provam a impossibilidade de diálogo frutífero entre ciência e religião, entre medicina e espiritualidade, visto que o conhecimento científico e o conhecimento religioso são auto excludentes, não possuindo um eixo denominador comum que os possam colocar num contexto de diálogo ou complementaridade.
É correto o que se afirma em:
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A ciência parte da experimentação científica, tanto no campo social quando biológico, e isto, está diretamente ligado aos objetos relevantes do projeto, não deixando de lado elementos que servirão de base para o trabalho.
Deste modo, ela identifica a projeção que a pesquisa irá desenvolver além de abrir espaço para a metodologia que será utilizada, devendo sempre o autor estar embasado em material claro, objetivo e utilizar da tentativa e erro como forma de melhorar e chegar a um resultado prático, porém, toda comprovação é passível de erro, pois a ciência evolui e outras teorias podem sobrepor um resultado antigo.
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