Geografia, perguntado por pwagner079, 11 meses atrás


3) Alguns governos de países da Europa vêm se preocupando com a expansão da
religião islâmica. Qual o principal motivo do crescimento de adeptos do islamismo na
Europa?​

Soluções para a tarefa

Respondido por joaowil20
2

Resposta:

O Islamismo chegou à Europa de varias maneiras, incluindo através da conquista. Uma nova pesquisa descobriu uma comunidade muçulmana Böszörmény na Hungria, com raízes no século XII, oriunda de comerciantes muçulmanos que faziam o comércio com a Ásia através da Rota da Seda.

Muçulmanos árabes lutaram contra o Império Bizantino logo após o estabelecimento do Islã. As então províncias cristã do Império Bizantino, Síria, Armênia, Egito e Norte da Africa foram rapidamente conquistadas pelos muçulmanos. Logo depois, Constantinopla foi sitiada por duas vezes, uma vez em um longo bloqueio entre 674 e 678, e mais uma vez entre 717 e 718. No entanto, os bizantinos defenderam Constantinopla com êxito e foram capazes de restabelecer o seu controle sobre grande parte da Anatólia, bloqueando uma maior expansão do Califado árabe rumo a Europa Oriental. Porém em 1453 os otomanos (turcos muçulmanos) conquistam Constantinopla e iniciam a invasão dos Bálcãs. O Império Otomano só seria expulso definitivamente da Europa em 1912, mas devido esse período de colonização muçulmana nos Bálcãs, até hoje alguns países europeus são de maioria da população muçulmana, como Bósnia, Kosovo, Macedônia e Albânia.

A população muçulmana na Europa é extremamente diversificada, com histórias e origens variadas. Hoje, as regiões de maioria muçulmana da Europa são a Albânia, Kosovo, partes da Bósnia e Herzegovina, e algumas regiões da Rússia, principalmente no Norte do Cáucaso e na região do Volga.

A região de predominância muçulmana de Sandžak Novi Pazar, é dividida entre a Sérvia e o Montenegro, consistindo predominantemente de europeus cuja fé muçulmana data de várias centenas de anos.

A população muçulmana na Europa Ocidental é composta principalmente de povos que chegaram ao continente europeu a partir de todo o mundo muçulmano, durante ou após a década de 1950.

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados estima que 70% da população da Albânia, 91% do Kosovo, e 30% da Macedônia são muçulmanas. Em países como a Turquia e o Azerbaijão a população muçulmana é de 99% e 93% respectivamente. Os muçulmanos também formam cerca de um sexto da população do Montenegro. Na Rússia, Moscou é o lar de cerca de 1,5 milhões de muçulmanos.

Espero ter ajudado

υαιεμ - valeu

Perguntas interessantes