Sociologia, perguntado por larissaaandrea2, 7 meses atrás

3) Algumas das medidas tomadas por Jânio foram questionadas pela população naquela época por
não se tratarem de medidas emergenciais para resolver a situação social e econômica do país. Se
fizermos um paralelo com os dias de hoje, é possível ver práticas parecidas? Se sim, dê um exemplo
e justifique-o, criticamente.​

Soluções para a tarefa

Respondido por joaovitorfaria1012
1

Resposta:

desorganizado e marcado por medidas extremamente impopulares. Nas questões econômicas, Jânio Quadros implantou um programa de austeridade para realizar o combate à inflação e melhorar a imagem internacional do Brasil de forma a possibilitar a negociação da dívida externa com os credores internacionais.

As medidas tomadas pelo governo foram: desvalorizar em 100% a moeda nacional mediante o dólar americano e cortar subsídios ao trigo e ao petróleo. O resultado imediato disso foi o aumento do valor de todas as mercadorias importadas, principalmente as que possuíam trigo ou petróleo, como o pão e o combustível.

Do ponto de vista da população, essas medidas foram bastante criticadas, uma vez que a população brasileira não considerava justo que tantos sacrifícios fossem realizados em nome da estabilização da economia do país.

As medidas impopulares de Jânio não aconteceram somente na política. O presidente proibiu o uso de lança-perfume no Carnaval e também o uso de biquínis nas praias da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, proibiu a realização de rinhas de galo e impôs o uso de um uniforme estilo safári para os funcionários públicos de Brasília.

Ao longo dos meses, Jânio foi acumulando atritos com os parlamentares brasileiros, inclusive aqueles de sua base política, a UDN. As relações atribuladas entre Jânio e a UDN intensificaram-se com a política externa que foi colocada em prática pelo presidente. Jânio implantou uma política externa independente que não se importava com o contexto da Guerra Fria, assim, o Brasil reatou relações diplomáticas com a União Soviética e o bloco comunista.

O estopim para o desgaste da figura do presidente foi a condecoração de Ernesto Che Guevara, um dos grandes nomes da Revolução Cubana. O objetivo de Jânio era estreitar relações com Cuba e, a partir dela, com o bloco comunista do leste europeu. Isso foi visto de maneira muito negativa pela UDN, que entendeu esse ato como uma guinada de J

Perguntas interessantes