Biologia, perguntado por nhac1, 1 ano atrás

3- alem da mitose existe outro tipo dr divisao celular, a meiose , que ocorrr quando uma celula mae da origem a 4 celulas filhas . com metade do numero cronossomo da celula mae. a meiose se divide em 2 etapas , meiose 1 e meiose 2 . escreva cada fase da meiose 1 e 2 . simplificando oque ocorre cada uma

Soluções para a tarefa

Respondido por Ddhayne
0
Olá, aqui nesse site tem exatamente o que você procura, acredito que poder asar para responder outras perguntas também do mesmo assunto. http://www.euquerobiologia.com.br/2014/04/divisao-celular-mitose-e-meiose.html

Ddhayne: Não dá :/ é mt coisa, vou tentar ta ?
Ddhayne: Mesmo não dando para copiar link, é só você escrever no google " Divisao celular mitose e meiose" e clica no site "Eu quero biologia" nao tem erro.
nhac1: ok kkk
nhac1: A mitose é a fase ondr uma celula mae se divide e dar origem a duas celulas filhas com a mesma quantidade de cronossomos. a mitose se dividr rm duas etapas , a cariocinese * divisao do nucleo* e citocinese * divisao do citoplasma* . quais sao as 4 fsses da cariocinese e oque ocorrem em cada uma ?
Ddhayne: Citocinese, que é a divisão do citoplasma e da célula toda. A rigor, a citocinese normalmente se inicia já no final da telófase, momento em que se pode perceber o ínicio de um estrangulamento na região central da célula que está terminando sua divisão.
Ddhayne: Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.
Na biologia celular, chama-se cariocinese à divisão do núcleo celular. Consiste na primeira fase da mitose, que é o processo pelo qual o material genético de uma célula se divide entre duas células-filhas.
Ddhayne: vou mandar a resposta que me perguntou agr
Ddhayne: Fases da mitose
1. Prófase: a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Os centríolos (ausentes nas células vegetais) se posicionam em pólos opostos e entre eles aparecem as fibras do fuso. Há o desaparecimento do nucléolo, e, por fim, ocorre o rompimento da carioteca (membrana nuclear).
Ddhayne: 2. Metáfase: os cromossomos atingem a espiralização máxima e encontram-se na região central da célula (plano metafásico), presos às fibras do fuso.
3. Anáfase: as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.
Ddhayne: 4. Telófase: termina a divisão do núcleo (cariocinese) e do citoplasma (citocinese). Os cromossomos voltam a se desespiralizar, a carioteca e os nucléolos reaparecem. Por fim, formam-se duas células, filhas idênticas à célula-mãe (que originou todo o processo).
Perguntas interessantes