História, perguntado por sportvel, 11 meses atrás

3)
[...] a revolução científica maior ocorreu na forma pela qual se passou a decidir quem tinha razão. Galileu foi condenado e quase queimado em praça pública pelos tribunais da Santa Inquisição. Os curadores da verdade eram os religiosos, e seus critérios eram baseados nas escrituras sagradas. Após décadas titubeando, Darwin arrostou o pensamento religioso da época. Mas já não se arriscava a ser queimado vivo. Revelando o avanço intelectual da época, a discussão lentamente pendeu para os argumentos científicos. (CASTRO, 2014, p. 14)

O conhecimento científico se tornou, a partir do séc. XVI, uma ameaça aos preceitos religiosos da época. A Igreja Católica, por sua vez, tentou controlar a propagação do conhecimento nas praças públicas, nos laboratórios de experimentos científicos e nas escolas incipientes da época. Nesse sentido, podemos afirmar que:

a)
a Igreja Católica temia que a educação embasada no conhecimento científico colocasse em dúvida a fé cristã, abalando os alicerces da instituição religiosa.

b)
a Igreja não se importava com os ensinamentos ministrados nas escolas, os quais não estavam sobre seus cuidados.

c)
a igreja passou a adotar os mesmos princípios científicos nas escolas, para justificar a fé.

d)
a Igreja não se opunha a um ensino laicizado.

e)
a igreja estimulava o debate nas praças e escolas com o intuito de provar a fé como o melhor conhecimento para o homem

Soluções para a tarefa

Respondido por marriescofield
19

resposta:

a-) a igreja católica temia que a educação embasada no conhecimento científico colocasse em dúvida a fé cristã, abalando os alicerces da instituição religiosa.

Respondido por makmorales
20

Letra A: Igreja Católica temia que a educação embasada no conhecimento científico pudesse afastar seus fiéis e à médio e longo prazo gerasse o abandono dos costumes cristãos e da respectiva religião.

Basicamente a Igreja Católica temia que sua enorme e capilar instituição perdesse poder em todo o mundo, o que de fato ocorreu historicamente e com o avanço da ciência; mas ela ainda tem muitos fiéis pelo mundo.

Abraços!

Perguntas interessantes