3. A respeito do período Pré-Homérico (sociedade creto-micênica):
a) Quais as características sociais?
b) Quais as características econômicas?
c) Historicamente, como é explicada a decadência deste período?
(ME AJUDEM PFV, URGENTE!)
Soluções para a tarefa
3. Sobre o período Pré-Homérico (sociedade creto-micênica):
a) O Período Homérico Grego, compreende os anos de 1200 a.C. até 800 a.C., relatado nas obras do poeta grego Homero: a Ilíada e a Odisseia.
Com a chegada dos dórios a região da Grécia e a destruição da civilização Creto-Micênica, ocorreu um retrocesso na organização política e social, sendo esse período marcado pelo surgimento de comunidades gentílicas ou genos.
O genos foram comunidades formadas por pessoas aparentadas por laços sanguíneos e seus descendentes, portanto, como o mesmo antepassado. Assim, se caracterizava pela inexistência das classes sociais e uma sociedade igualitária, sendo a autoridade política, exercida pelo mais velho dos membros dos genos, o pater.
b) As principais características econômicas do período homérico estavam alicerçadas na vida das comunidades, os genos, que cono sistemas fechados, autônomos e autossuficiente, possuíam independência econômica, com forma de trabalho coletivo realizado por membros da família.
c) A decadência do período é explicada pela expansão demográfica e redução de terras férteis. Assim, as terras coletivas das comunidades passaram a ser divididas pelo pater, possibilitando o aparecimento da propriedade privada e das classes sociais: uma poderosa aristocracia rural, os pequenos proprietários de terra e um grande número de despossuídos.
As lutas constantes entre os genos e a necessidade de defesa das invasões de povos estrangeiros, levou a formação das fátrias, origem das primeiras tribos e posteriormente, ao surgimento da pólis ou cidades-estado.
Bons estudos!