História, perguntado por lacerdalarissy583, 5 meses atrás

3. A região nordeste viram aumentar os seus impostos para custear as inalacoes da corte. Isso foi um dos fatores que levaram á:
(A) Revolução Pernambucana 1817.
(B) Revolução Baiana 1816.
(C) Revolução Mineira 1815.
(D) Revolução dos alfaiates 1814.​

Soluções para a tarefa

Respondido por 198hollywood
0

Resposta:

A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento separatista – o último que ocorreu no período colonial – de caráter republicano que aconteceu na Capitania de Pernambuco. Esse movimento foi liderado pelas elites locais, porém contou com grande adesão popular assim que foi deflagrado. Essa revolta teve como causa direta as mudanças ocasionadas nessa região por causa da transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808.

Explicação:

Esse movimento foi motivado pela insatisfação popular com as péssimas condições de vida que existiam nessa época e, principalmente, pela insatisfação das elites locais, cujos interesses conflitavam com os da Coroa portuguesa. Essa tensão foi ampliada com a divulgação dos ideais iluministas nessa região.

A Revolução Pernambucana estava diretamente relacionada com a vinda da Corte portuguesa para o Brasil em 1808. Com esse evento, a vida dos colonos em Pernambuco alterou-se de muitas formas. Primeiramente, houve o aumento de impostos em Pernambuco para manter os luxos da Corte e para financiar as campanhas militares promovidas no sul (Cisplatina).

Perguntas interessantes