3. A professora Juliette Binoche explicou aos seus alunos do 1º ano do ensino médio, que mediador cultural é aquele que recebe o público nas instituições de arte, tornando a visita significativa com seu acolhimento e todo o procedimento pelo qual passa a recepção, mas também pode ser o educador em sala de aula, quando recebe seus alunos lhes dando uma aula de forma dialogal, deixando espaço para que os educandos se coloquem. O mediador é um facilitador, um propositor para estimular, provocar e ampliar o conhecimento da arte pelo público ou seus alunos.
Considere as informações acima e escolha a alternativa correta:
a) A professora Binoche definiu o papel do curador.
b) A professora Binoche definiu como o estudante deve se comportar diante do espaço do museu ou galeria de arte.
c) A professora Binoche explicou qual é o papel da professora ao levar os alunos ao museu.
d) A professora Binoche definiu o que é um mediador cultural.
4. O Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM e o Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro – foram inaugurados com preocupações educacionais além das expositivas. O MAM, em seus dez primeiros anos de funcionamento (1948/58), realizou quase cem conferências. Entre as atividades estão o início da Bienal de São Paulo. Desta forma, é possível afirma:
Escolha a alternativa correta:
a) Foi o marco da contemporaneidade na América do Sul.
b) Sem o MAC não haveria a famosa Semana de 1992.
c) A partir de 1962 a Bienal Internacional de São Paulo passou a ser Fundação, não mais vinculada ao Museu de Arte Moderna de São Paulo.
d) O MAC chamou a atenção para entendermos a cultura, não como algo fechado, mas acabado.
5. As concepções sobre a educação em museus aparecem com mais força no Brasil, apenas na década de 30, pois novas influências chegaram.
Identifique quais foram as influências e assinale a alternativa correta:
a) A partir da Pedagogia do Oprimido, cunhada por Paulo freire, que teceu severas críticas aos museus do Brasil, em especial, aos da cidade de São Paulo. Expos um verdadeiro apharteid cultural, onde negros e pobres não acessam os bens e os produtos de cultura.
b) Somente com a instalação de seguranças e orientadores é que o acesso e a educação aos museus iniciaram de maneira efetiva.
c) Estudiosos da chamada Escola Nova ou Pedagogia Nova contribuíram para tais mudanças. Este movimento teve origem na Europa e Estados Unidos e propunha a ênfase na expressão do aluno. A preocupação com o método, o interesse do aluno, a espontaneidade e o processo de trabalho davam ênfase à expressão e caracterizavam este movimento a ser disseminadas nos anos 50, em escolas experimentais.
d) Na década de 30, a educação museal iniciou com a visita de artistas às escolas. Desta forma, os estudantes tiveram contato com o artista e na sequência com a obra de arte. Essa ação iniciou em São Paulo e logo disseminou para outras cidades do Brasil.
machadoaline82:
4 c - a partir de 1962 a bienal internacional...
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
3 - d) A professora Binoche definiu o que é um mediador cultural.
Perguntas interessantes