3)A pele é o maior órgão do corpo, respondendo por cerca de 15% do peso corporal total do adulto. Desempenha muitas funções vitais, incluindo proteção contra agressores externos físicos, químicos e biológicos, bem como prevenção da perda excessiva de água do corpo e um papel relevante na termorregulação. A pele é contínua, com as membranas mucosas revestindo a superfície do corpo. Sobre as camadas da pele leia as sentenças abaixo:
I - A ____________ é uma camada epitelial estratificada e escamosa, composta principalmente por dois tipos de células: queratinócitos e células dendríticas.
II - A ____________ é um sistema integrado de tecido conjuntivo fibroso, filamento e amorfo que acomoda a entrada induzida por estímulo por redes nervosas e vasculares, apêndices derivados da epiderme, fibroblastos, macrófagos e mastócitos.
III - A ____________ é considerada um órgão endócrino. Proporciona flutuabilidade ao corpo e funciona como depósito de energia.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)I- epiderme; II- derme; III- hipoderme. Correta Pelo Ava
b)I- derme; II - epiderme; III- hipoderme.
c)I- hipoderme; II- derme; III- epiderme.
d)I- epiderme; II- hipoderme; III- derme.
e)I- derme; II- hipoderme; III- derme.
a)I- epiderme; II- derme; III- hipoderme. Correta Pelo Ava
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)I- epiderme; II- derme; III- hipoderme. Correta Pelo Ava
Explicação:
Epiderme
A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos. Estas células, produzidas na camada basal mais interna, migram em direção a superfície da pele, amadurecendo e experimentando uma série de mudanças. Este processo, conhecido como queratinização (ou cornificação), faz com que cada uma das sub-camadas seja distinta.
- Camada basal: A camada mais interna, onde os queratinócitos são formados.
- Camada espinhosa: Os queratinócitos produzem queratina (fibras de proteína) e se tornam fusiformes.
- Camada granular: A queratinização começa - as células produzem grânulos duros e à medida que eles empurram para cima, estes grânulos se transformam em queratina e lipídios epidérmicos.
- Camada lúcida: As células são bem comprimidas, aplainadas e não se distinguem umas das outras.
- Camada córnea: A camada mais externa da epiderme, com uma média de 20 sub-camadas de células mortas aplainadas dependendo de onde seja a pele do corpo. Estas células mortas se desprendem regularmente num processo conhecido por descamação. A camada córnea também abriga os poros das glândulas sudoríparas e as aberturas das glândulas sebáceas.
DERME
A derme é a camada média da pele, grossa, elástica, mais firme, composta por duas sub-camadas:
A camada inferior: uma área grossa e profunda, que forma uma fronteira líquida com a subcutânea.
A camada superior: forma uma fronteira definida, em forma de onda, com a epiderme.
HIPODERME
A camada mais interna da nossa pele armazena energia enquanto protege e isola termicamente o nosso corpo. Ela é composta principalmente de:
- Células adiposas (adipócitos): agregadas entre si em grupos formando uma almofada.
- Fibras especiais de colágeno (chamadas de septos tissulares): tecidos conjuntivos soltos e esponjosos que mantem as células adiposas juntas.
- Vasos sanguíneos.
O número de células presentes na camada subcutânea, difere nas diferentes partes do corpo. Além do mais, a distribuição de células adiposas também difere entre a distribuição de células adiposas também difere entre homens e mulheres, assim como a estrutura de outras partes da pele.
A pele muda durante a vida de uma pessoa. Para saber mais leia a pele em idades diferentes.