História, perguntado por fellipeccrr55, 7 meses atrás

3. “A notícia sobre a descoberta de novas terras por Cristóvão Colombo, quase causou uma guerra entre Espanha e Portugal, já que ambos queriam ter direitos sobre elas. Depois de discussões prolongadas, esses países acabaram chegando a um acordo (...)”. (Adaptado de: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. São Paulo: FTD, 2006. p. 122.) O texto acima refere-se ao Tratado de Tordesilhas assinado entre Portugal e Espanha a respeito dos direitos de propriedade e exploração sobre as terras recém descobertas. Baseado no que estudamos em sala de aula explique:
a) O que esse acordo determinava.
b) As vantagens que ele trazia para Portugal.
c) A reação dos demais países europeus a esse tratado.
Me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por analicesilvat
3

Resposta:

No dia 7 de junho de 1494, as potências da época, Portugal e Espanha, assinaram o Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo em duas metades.

Após várias missões diplomáticas frustradas entre Portugal e Espanha, finalmente as duas cortes, através de seus delegados, decidiram realizar uma reunião na vila espanhola de Tordesilhas, na província de Valladolid, a fim de estabelecer critérios definitivos para a conquista e posse dos territórios ainda a serem descobertos.

Dessa reunião resultou no Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494. Com base no documento, as terras do chamado Novo Mundo ficariam repartidas entre as duas nações.

As disputas entre os dois países haviam se acirrado a partir de 1492, com a descoberta da América pelo italiano Cristóvão Colombo, a serviço da coroa espanhola. Ele imaginava ter encontrado as Índias e pretendia manter o monopólio das explorações na região. Já os portugueses queriam assegurar as rotas marítimas ao sul do Atlântico, pois supunham a existência de terras a oeste do oceano. Não demoraria muito até que Cabral aportasse em terras brasileiras.

Temendo perder terreno na corrida pelos "descobrimentos", que não significavam apenas poder, mas também fontes de riquezas, Portugal pediu ao Papa que intercedesse. Este outorgava a si o direito de distribuir as terras segundo os interesses da Igreja.

Tratado vigorou até 1750

Explicação:

espero ter ajudado bjus


fellipeccrr55: Vlw
Perguntas interessantes