3)
A manutenção preventiva durante muito tempo se mostrou uma técnica eficiente para garantir a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos industriais. Entretanto com o passar do tempo ela se mostrou onerosa e em alguns momentos peças sem a necessidade de troca eram sucateadas. Então é preciso garantir o momento ideal para que uma máquina passe por uma intervenção mecânica. A manutenção preditiva tem sido cada vez mais divulgada, até mesmo por alguns “especialistas” em manutenção, como algo bastante avançado e alheio aos outros métodos de manutenção.
A manutenção preditiva desenvolvida nos anos 70 permite a empresa obter vários ganhos na produtiva dos equipamentos. As técnicas adotadas pela manutenção preditiva são:
1) Análise de vibração - é realizada com o equipamento parado e consegue demonstrar possíveis falhas no equipamento como rolamentos desgastados, desalinhamentos, falha na lubrificação e engrenamentos defeituosos.
2) Termografia - esta técnica permite realizar ensaios através da detecção da radiação infravermelha emitida pelos objetos e assim podemos obter o registro de imagens térmicas.
3) Análise de óleo - procura identificar as condições do lubrificante e identificar a presença de partículas em suspensão no lubrificante.
4) Ultra-som – procura identificar possíveis trincas em um material de uma tubulação. Pode ser aplicada em equipamentos pneumáticos e máquinas de fluxo.
5) Análise de óleo - procura identificar as condições do lubrificante e a presença de partículas em suspensão no lubrificante. Com essa informação é possível dizer até em que parte da máquina esta ocorrendo maior desgaste.
Assinale a afirmativa verdadeira:
Alternativas:
a)
A afirmativa 1 é falsa.
b)
As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c)
As afirmativas 1,3,4 e 5 são verdadeiras.
d)
As afirmativas 4 e 5 são falsas.
e)
Todas afirmativas são falsas.
4)
Manter significa fazer tudo que for preciso para assegurar que um equipamento continue a desempenhar as funções para as quais foi projetado, num nível de desempenho exigido. A confiabilidade é a capacidade de sistema de realizar e manter seu funcionamento em circunstância de rotina, bem como em circunstâncias hostis e inesperadas. Portanto para obtermos a excelência máxima na manutenção, é preciso ter uma melhor técnica a ser desenvolvida para alcançar o objetivo com um custo ideal.
Para manter um nível de desempenho exigido de máquinas/equipamentos sejam alcançadas, várias técnicas de manutenção foram desenvolvidas:
1) Manutenção corretiva acontece quando o equipamento esta produzindo e quebra. Deve ser aplicada onde o impacto da falha é nulo e onde não é possível prevenir a falha.
2) A manutenção preventiva é baseada na condição do equipamento, ou seja, o equipamento deverá ser monitorado até apresentar sinais de desgaste. O monitoramento do equipamento é realizado por analise de óleo, termografia, análise de vibração e outras técnicas de análise.
3) A manutenção preventiva é baseada na condição do equipamento, ou seja, o equipamento deverá ser monitorado até apresentar sinais de desgaste. O monitoramento do equipamento é realizado por analise de óleo, termografia, análise de vibração e outras técnicas de análise.
4) A manutenção preditiva é baseada em data, hora, tonelada, quilometragem e outros dados de controle do equipamento.
5) A manutenção corretiva é feita no momento em que o equipamento quebra e precisa parar a produção. É possível prevenir falhas
Assinale a afirmativa verdadeira
Alternativas:
a)
A afirmativa 1 é falsa.
b)
As afirmativas 1,2 são falsas.
c)
As afirmativas 1,2,3 e 4 são verdadeiras.
d)
As afirmativas 1,3, 4 e 5 são verdadeiras.
e)
Todas as afirmativas são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
31
Resposta:
3) a) A afirmativa 1 é falsa.
4) d) As afirmativas 1,3, 4 e 5 são verdadeiras.
Explicação:
wederminerinho:
correto corrigido AVA
Respondido por
9
Resposta:
Ap1
Explicação:
1c 2e 3a 4d corrigido ava!
Perguntas interessantes