3. A maioria das necessidades comuns de descansar, distrair-se, comportar-se, amar e odiar o que os outros amam e odeiam pertence a essa categoria de falsas necessidades. Tais necessidades têm um conteúdo e uma função determinada por forças externas, sobre as quais o indivíduo não tem controle algum. (MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1979). Segundo Marcuse, um dos pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt, tais forças externas são resultantes de:
a) aspirações de cunho espiritual.
b) interesses de ordem socioeconômica.
c) propósitos solidários de classes.
d) exposição cibernética crescente.
e) hegemonia do discurso médico-científico.
??? Alguém sabe?
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) interesses de ordem socioeconômica
Explicação:
Tal texto refere-se a ideologia da sociedade industrial, assim, apresenta as forças externas de uma socialização presente na sociedade capitalista e, os desejos/sentimentos que isso acarreta.
A alternativa correta é a letra (B).
Letra B: interesses de ordem socioeconômica.
Isso ocorre porque os maiores integrantes da Escola de Frankfurt eram críticos do modelo de consumo presente em todo o Sistema Capitalista.
Diante dessa ideia, os interesses de ordem socioeconômica representam a pressão que a sociedade exerce para a compra de produtos e serviços a todo o momento, ainda que a pessoa não precise.
Dessa forma, é uma escola que também apresenta uma visão crítica do consumismo voltado para o bem-estar (que é passageiro) dos consumidores.
Lute e acredite em seu potencial!