3) A fotografia, datada de 1860, é um indício da cultura escravista no Brasil, ao expressar a: *
Imagem sem legenda
a) ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.
b) integração dos escravos aos valores das classes médias, cultivando a família como pilar da sociedade imperial.
c) melhoria das condições de vida dos escravos observada pela roupa luxuosa, associando o trabalho doméstico a privilégios para os cativos.
d) esfera da vida privada, centralizando a figura feminina para afirmar o trabalho da mulher na educação letrada dos infantes.
e) distinção étnica entre senhores e escravos, demarcando a convivência entre estratos sociais como meio para superar a mestiçagem.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra A) ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.
A alternativa correta é a a) ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.
A questão está relacionada com as relações escravistas que ocorreram no Brasil Império e a ambiguidade do trabalho doméstico direto da ama de lei que se aproxima da família, mas ainda é subordinada e escravizada por eles.
Ao passo que essas relações se pautavam na violência direta ainda tinham características que envolviam paternalismo e outras relações que se relacionavam com atrelamentos aos escravos que atuavam nas casas.
As mucamas e as amas de leite assumiam papeis de grande relevância na estrutura das casas, com relações ambíguas de subordinação que foram percebidas pela fotografia.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/17653972
Espero ter ajudado.