3.A falta de vitamina C inibe a produção de coláge-no, o que provoca degeneração do tecido conjuntivo, gerando um quadro conhecido como escorbuto. Entre outros sintomas, a doença leva à desestrutura-ção dos ligamentos que unem os dentes aos alvéolos. causando o amolecimento e a sua queda.Faça uma pesquisa sobre o escorbuto. Procure incluir informações sobre a incidência dessa doença durante as navegações dos séculos XV e XVI e sobre os métodos utilizados na época para preveni-la.
Soluções para a tarefa
Escorbuto é uma doença causada pela grave deficiência em vitamina C pelo corpo humano apresentando como sintomas sangramento gengival, inchaço nas gengivas, fraqueza, cansaço, feridas nas pernas e nos braços. Se não tratada, pode levar à queda dos dentes por conta do enfraquecimento das gengivas e morte por hemorragias e infecções causadas por elas.
Para evitá-la e curá-la, basta apenas uma dieta com ingestão de doses de vitamina C diariamente através de alimentos como frutas frescas, verduras cruas e algumas variedades de legumes. Em situações onde tais alimentos eram escassos ou impraticáveis, como viagens marítimas e travessia de desertos, o escorbuto era uma doença endêmica.
Durante as navegações ultramarinas portuguesas e espanholas do século XV e XVI, o escorbuto era fato comum, tendo os navegadores portugueses criado entrepostos, como a ilha de Santa Helena, nas rotas navais mais comuns onde seus navios poderiam se reabastecer de vegetais frescos e deixar seus marinheiros doentes de escorbuto para serem tratados e resgatados por outros navios. Alguns séculos depois, começou a virar prática haver carregamentos de limão e de alimentos fermentados, como o repolho, nos navios para a prevenção do escorbuto.