3- A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade.
Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade.
Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos.
Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como:
A) preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
B) relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
C) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
D) etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.
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Resposta:
letra b- relativização
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Resposta:
etnocentrismo
Explicação:
A ideia de que o diferente é estranho e, possivelmente, inferior ou pouco civilizado foi algo muito comum na Antropologia da época das Grandes Navegações até o Século XIX, de modo de que o relato dos hábitos dos povos nativos como "bárbaros" ou "estranhos" era algo relativamente comum.
Esta postura antropológica recebe o nome de Etnocentrismo, que é considerar a sua própria cultura como o "centro", contra a qual todas são julgadas como "civilizadas" ou "bárbaras", o que cria a ideia de que o outro, o diferente, é estranho por não se adaptar àquilo que eu considero como o mais adequado.
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