História, perguntado por robyad, 1 ano atrás

3)A discussão religiosa ocupava corações e mentes de uma Europa marcada por uma forte herança do cristianismo medieval. Se na Península Ibérica as relações entre Estado e Igreja levaram à união de propósitos, no norte da Europa levaria à divisão da cristandade.
CAMPOS, Flávio; MIRANDA, Renan Garcia. Oficina de História – História Integrada. São Paulo: Moderna, 2000.A Era moderna (séculos XVI – XVIII) seria marcada por revoluções políticas e importantes processos sociais e culturais, que alteraram de forma definitiva as características da civilização ocidental. Neste sentido, os conceitos de ‘Reforma’ e ‘Contrarreforma’ se impõem de modo determinante.
Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
• a)O contexto histórico relativo ao lançamento das 95 Teses por Martinho Lutero é abrangido pela decadência moral e econômica da Igreja, pela exploração popular através da venda de indulgências, e pela crise de representação política na Igreja a partir do Concílio de Trento.
• b)Lutero associou, após a Reforma, os poderes temporal e eclesiástico, criando uma administração pública na Suíça (onde havia se refugiado) com características teocráticas (onde uma região é governada em nome da religião).
• c) Através da abordagem de Calvino a respeito da salvação individual, extrapolam-se os conceitos de Sola Fides e Sola Scriptura propostos por Martinho Lutero; deste modo, a doutrina da predestinação encontra em Calvino um de seus principais defensores.
• d) A oposição entre o conceito de Sola Fides (defendido pela Igreja católica em um contexto de baixa alfabetização popular) e Sola Scriptura (defendido por Lutero) como elementos interpretadores da revelação divina, foi apropriado por Calvino e pelo movimento desencadeado pelo mesmo no Sul da França.
• e)A proposta de mediação de conflitos, no Concílio de Trento, tinha por objetivo ‘conciliar’ as doutrinas católica e protestante, integrando este ideário religioso às práticas católicas na era moderna.
4)A chegada a Lisboa da notícia do êxito de Colombo, que na procura das Índias tocara o continente americano, mobilizou a diplomacia lusitana em relação a seus direitos concernentes às terras que, sabia, haveria por descobrir.
ARRUDA, José Jobson de Andrade. Nova História Moderna e Contemporânea. Bauru: EDUSC, 2003.No contexto das ‘Grandes Navegações’, que marcam as etapas iniciais do período moderno (a partir do século XV), nações disputaram, por meio de processos diplomáticos e abordagens militares, o controle de possessões que lhes garantissem vanguarda e monopólio nas redes comerciais de longo curso.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
• a)A liderança inglesa no processo das ‘Grandes Navegações’ garantiu a este império o controle do comércio ultramarino com as feitorias no Oceano Índico.
• b)A relação de balança de comércio preconizada pela doutrina econômica do Mercantilismo previa a formação de saldos comerciais favoráveis às possessões coloniais, como forma de estimular o desenvolvimento destas regiões.
• c)O Concílio de Trento foi homologado pelas monarquias ibéricas a partir de uma dinâmica política, de modo a imediatamente barrar o avanço protestante nas regiões recém-conquistadas na América e na Ásia.
• d)O protagonismo econômico dos calvinistas europeus, lastreados na doutrina da predestinação, viabilizou a criação de redes de comércio por comerciantes genebrinos, de inspiração protestante, que atingiram espaços proibidos aos europeus, como China e Japão, ainda no século XVI.
• e)Através da assinatura do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha, a Igreja Católica tornou-se mediadora dos conflitos diplomáticos e militares em torno dos territórios americanos recém-descobertos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
18

3 -

É correta a alternativa C.

Calvino defendia a tese de que a salvação da alma do Cristão dependia da vontade de Deus (que é onipotente e onipresente), e que pode, por Sua vontade, decidir condenar ou salvar quem quer que seja, de modo que não há salvação sola fides (pela fé) e nem sola scriptura (pelas escrituras e boas obras), e sim somente pela predestinação, tendo defendido uma versão mais radical do Protestantismo.

4 -

É correta a alternativa E.

O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, servia para garantir que as duas principais monarquias navegantes católicas (Espanha e Portugal) não entrassem em conflito direto pelo controle dos territórios recém-descobertos, de modo que pudessem unir forças para colonizar o continente ao invés de dividi-la em guerras.

Perguntas interessantes