3. A chegada dos Franceses no Brasil ia colocar em risco o plano de exploração que o governo português havia traçado. Para evitar isso o que os portugueses fizeram
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bruno essa pergunta tem duas respostas a primeira o inicio antes da colonização foi utilizada as expedições Guarda-costas (não funcionou nesse sentido da pergunta) e o processo de colonização.
Explicação:
Primeiramente, é preciso estar ciente que inúmeros povos chegaram a costa brasileira nesse período por diversos motivos. Além disso, no inicio da colonização os portugueses não deram muita importância para o Brasil isso ocorreu porque não havia produtos de imediata exploração, além de Portugal dar preferência para o comercio das Índias. Contudo, ainda havia a exploração do Pau-Brasil e as expedições Guarda-costas, esta ultima é enviada de forma esporádica e tinha objetivos como o mapeamento do litoral, criar feitorias, procurar riquezas e proteger o litoral principalmente de invasões. Nesse sentido, a proteção do litoral não deu certo então em 1530 ao retornar a metrópole uma das expedições sugeriu a colonização para o rei português. Dessa forma, podemos simplesmente dizer que o inicio da colonização teve um dos seus principais objetivos proteger o território de Portugal na América, além de substituir o comercio com as Índias que estava dando prejuízo e assim começou o período do sistema de capitanias hereditárias (não deu certo em boa parte do território), na qual o governo português entregava terras para pessoas que tinham dinheiro (como nobres) para evitar gastos do governo, já que seria o dinheiro dos ricos de forma "particular" e assim permitia ter proteção do litoral e exploração por parte deles sem gastos diretos do governo português. Contudo, apenas foi realmente impedir as "invasões" pelos Franceses no governo geral de 1548 sendo o governador Mem de Sá no poder.
Resumindo: As expedições Guarda-costas (pre-colonização) foi a primeira tentativa de retirar os franceses, sendo a segunda no inicio da colonização o sistema de capitanias hereditárias que não deu certo em boa parte do território. Sendo assim, a que realmente impediu as "invasões" francesas foi no governo geral de 1548 no governo de Mem de Sá.