História, perguntado por joaopedroeggres, 10 meses atrás

3.A chegada da Família Real portuguesa ao Brasil(1808)acelerou o processo de independência do país,concluído em 1822.Esse período foi marcado por importantes acontecimentos,como os citados a seguir.Relembre a ordem em que ocorreram e insira,na linha do tempo,os números correspondentes a eles.
I)Revolução Liberal do Porto.
II)Dia do Fico.
III)Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves.
IV)Insurreição Pernambucana.
V)Abertura dos portos brasileiros às nações amigas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Katanaa
30

Para conseguir entender os fatos que ocorrem durante esse período tão conturbado para o Brasil, e válido voltar desde o início e compreender o porquê todos os acontecimentos citados fazem parte de nossa história.  

Brasil Colônia

Durante o período colonial houveram inúmeras revoltas em território brasileiro, dentre elas, podemos citar a Insurreição Pernambucana.  

No decorrer da administração holandesa de Maurício de Nassau no Nordeste brasileiro, houveram inúmeros avanços econômicos, religiosos e culturais que favoreciam os grandes senhores de engenho. Entretanto, Nassau foi afastado de sua administração devido a esse caráter personalista de seu governo.  

Com a demissão de Maurício, os senhores de engenhos começaram a ser cobrados por suas dívidas e empréstimos pela Companhia das índias Ocidentais e por isso, os grandes senhores se revoltaram com a ocupação holandesa e acabaram expulsando-os do território brasileiro.  

Esse episódio ficou conhecido como a Insurreição Pernambucana que ocorreu nos anos de 1645-1654.  

Por que a família real veio para o Brasil?

A família real portuguesa se viu obrigada a se refugiar na colônia brasileira, pois, na Europa Napoleão Bonaparte havia declarado o Bloqueio Continental com o objetivo de enfraquecer economicamente a Inglaterra. Entretanto, Portugal e Inglaterra possuíam vínculos que não seriam rompidos, desse modo, os lusos não aderiram ao bloqueio, contrariando a vontade de Napoleão.  

Logo, Bonaparte parte em direção a Portugal a fim de dominar aquele território, o rei se vê como única alternativa se transferir para sua colônia, o que de fato aconteceu.  

Inglaterra apoiou a transferência da corte, pois, receberia em troca algumas “recompensas” que iriam lhe favorecer.  

Chegada da Família Real no Brasil  

O Rei e toda a corte chegaram ao Brasil em 22 de janeiro de 1808 e a primeira coisa que Dom João fez quando chegou no Brasil foi decretar a abertura dos portos as nações amigas (28/01/1808). Essa abertura se deu para que a Inglaterra pudesse começar a comercializar com a colônia.  

Ademais, houveram Tratados que favoreciam os produtos ingleses aqui no Brasil e que também concediam aos ingleses inúmeros benefícios sociais, econômicos e políticos.  

Deste modo, houve o início do “Período Joanino” no Brasil.  

Vale ressaltar que no ano de 1815 houve a elevação do Brasil a reino, logo, chamava-se “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.  

Revolução do Porto e a Independência do Brasil  

Após a saída dos franceses de Portugal, os portugueses exigiam uma série de fatores que tentava consolidar novamente a estrutura antiga que era estabelecida entre Portugal e Brasil, sendo assim, houve a Revolução Liberal do Porto, em 24 de agosto de 1820, dentre as reivindicações da revolução, estava:  

  • Retorno imediato de Dom João para Portugal;
  • Restabelecimento do Pacto Colonial.

Também houve a criação das Cortes Portuguesas que convocaram a criação de uma Constituição que deveria ser aprovada pelo rei.  

Do "Dia do Fico" até a Independência  

Com a pressão da Revolução do Porto, Dom João regressou a Portugal, mas deixou no Brasil Pedro de Alcântara (seu filho) como príncipe regente.

Quando as cortes portuguesas foram informadas da permanência do príncipe no Brasil, elas exigiam que ele voltasse a Portugal. Entretanto, pela pressão feita por grandes latifundiários, Pedro não voltou ao país natal, e o dia em que anunciou isso foi 09/01/1822, proferindo as seguintes palavras:

“Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”.  

Esse episódio ficou conhecido como “Dia do Fico”.  

Depois disso, foi convocada uma constituinte e a criação de um novo ministério (com liderança de José Bonifácio). Mais tarde, naquele mesmo ano, em uma sessão extraordinária a princesa Leopoldina assinou a Independência do Brasil.  

Conclusão

Conforme o que foi exposto, é possível organizar a seguinte linha do tempo:

  • Insurreição Pernambucana (1645-1654);
  • Abertura dos portos brasileiros às nações amigas (1808);
  • Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves (1815);
  • Revolução Liberal do Porto (1820);
  • Dia do Fico (1822).

Aprofunde seu conhecimento:

Tranferência da Família Real: https://brainly.com.br/tarefa/28294381

Pioneirismo Português nas grandes navegações: brainly.com.br/tarefa/28971843

Bloqueio Continental: brainly.com.br/tarefa/779041

Anexos:
Respondido por anebbia2007
66

Resposta:

I. 1820

II. 1822

III. 1815

IV. 1817

V.1808

Explicação: A pró corrigiu

Perguntas interessantes